- 07 de novembro de 2024
Estão abertas até sexta-feira 21 a s inscrições para a seleção do curso técnico em Agropecuária, com habilitação em Zootecnia e Agricultura, em Roraima. Equipes de técnicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima já estão no interior do estado para efetivar as inscrições dos candidatos interessados.
O curso técnico em Agropecuária é mais uma ação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), executado pelo Incra em convênio com a Universidade Federal de Roraima. Durante dois anos, a autarquia federal vai investir R$ 620 mil na formação de 100 técnicos com o objetivo de capacitar pessoal nos 34 assentamentos rurais do Estado de Roraima a fim de melhorar a qualidade da produção agrícola nessas regiões.
Na segunda-feira 17, a equipe fez atendimento no Projeto de Assentamento Nova Amazônia. Nesta terça-feira 18, os técnicos estarão no município de Amajari, no prédio da prefeitura. Já na quarta-feira 19, o atendimento foi em Alto Alegre, na sede do Projeto de Assentamento Paredão.
Os agricultores familiares de Rorainópolis poderão se inscrever nos dias 19 e 20, na Unidade Avançada do Incra. Também no dia 20, outra equipe estará em São João da Baliza, na escola-padrão da cidade, atendendo os interessados em participar do seletivo que moram nos projetos de assentamento de São João, São Luis do Anauá e Caroebe. No dia 21 será a vez dos moradores de Iracema. Encerrando o prazo, outra equipe estará em Boa Vista, na sede do Incra, para recepcionar as inscrições dos municípios de Cantá e Bonfim. O atendimento será no período da tarde, a partir das 14h.
No ato da inscrição, que é gratuita, o candidato deverá apresentar três fotos 3x4, diploma ou histórico do Ensino Médio, cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, certificado de quitação militar (para os candidatos do sexo masculino) e comprovante de que é agricultor ou filho de agricultor que resida no assentamento. Entre os documentos aceitos estão o CCIR, espelho do Sipra ou o cadastro de assentamento.
As cem vagas foram destinadas para os 34 projetos de assentamento de doze municípios, assim distribuídas: três para cada um dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, São João da Baliza e São Luis do Anauá; cinco para Caroebe; sete para Mucajaí; oito para Amajari; onze para Iracema; dezoito para Caracaraí; dezenove para Rorainópolis e vinte para Cantá e Bonfim. Essa distribuição foi acordada entre representantes da UFRR, do Pronera e dos movimentos sociais.
A seleção será por análise curricular, entrevista e provas de conhecimentos gerais em Português e Matemática. As provas serão realizadas no dia 25 de outubro, das 8h às 12h, na Escola de Aplicação da UFRR, no Campus do Paricarana, em Boa Vista. Os resultados serão publicados no dia 27 de outubro e as matrículas dos aprovados no dia 3 de novembro.