- 12 de novembro de 2024
Calcula-se que cerca de três mil e 500 a cinco mil pessoas estariam isoladas na área da Reserva Indígena Raposa/Serra do Sol, por conta da interdição de ponte sobre o rio Urucuri, a quase 300km de Boa Vista (RR). A ponte foi queimada na madrugada de quinta-feira (22) por indivíduos posicionados contrariamente à homologação da reserva.
Mas ela deverá estar reparada em curto tempo, pois o Batalhão de Engenharia do Exército já foi acionado para cuidar do problema, prometendo deixar tudo arrumado até o próximo dia 30.
De acordo com o superintendente em exercício da Polícia Federal, delegado Ivan Herrero, um grupo de 65 policiais da instituição foi deslocado para a região, a fim de dar cobertura e segurança a festividades que comemoram a homologação e que contam com presenças ilustres de várias autoridades nacionais.
Entre as pules de dez do poder, puderam ser anotados os nomes dos presidentes da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Hackbart, além de um assessor especial da Presidência, Cezar Alvarez.
O presidente Dom Luiz Inácio (PT-SP) perderá excelente oportunidade de encher a cara com caxiri (bebida alcoólica preparada pelos indígenas), talvez devido ao fato de ser difícil deslocar claque que o aplauda em mais um pronunciamento surrealista no qual não diria nada com nada, sem atar ou desatar.
O incidente oferece mostra precisa do que ainda irá se desenrolar pela área, especialmente quando for determinada a retirada dos não indígenas (em menos de um ano), paralisando por inteiro a produção de arroz.
Num país onde a maioria dos governantes é composta de assaltantes dos cofres públicos e ladrões moralmente desqualificados, não causa maior espanto o fato de emissários da Presidência da República tomarem parte em festejos nos quais uma área ainda sub judice vai sendo surrupiada por determinação de grupos estrangeiros.
Aliás, é bom que se recorde incidente semelhante a esse do Urucuri (acontecido pelos idos de 95), quando o então bispo de Roraima, Dom Aldo Mongiani chegou a ser indiciado em inquérito da Polícia Federal como responsável pela queima de ponte sobre o rio Cotingo. Ocorrência de maior gravidade, pois duas pessoas morreram.
TAXAS DE JUROS
Em 2003, início do desastre petista, o Brasil pagou 65 bilhões de reais de juros com a dívida interna. Prevê-se agora que pagará, em 2006, 179 bilhões de reais. Para se ter idéia do que isso significa, no mesmo ano de 2006 deverão ser destinados apenas 12 bilhões de reais para investimentos e obras. Por isso mesmo, não existe estrada inteira.
E muita gente fica repetindo o que ouve na Rede Globo e na maior parte da mídia a serviço do capital financeiro mundial, quando declara que "a economia vai muito bem". Vai bem para quem, cara pálida? Foi para isso que Henrique Meirelles renunciou a mandato de deputado federal e assumiu a presidência do Banco Central?
Envolvido em crimes de evasão de divisas, sonegação e falsidade ideológica, entre outros, Meirelles deve sentir pouca saudade do tempo em que dava festa em sua casa, em Washington (EUA), recebendo convidados e vestido em reluzente baby-doll vermelho. Sua excelência sabe que o seu futuro está garantido. Já o dos brasileiros, não.
Email: [email protected]