- 12 de novembro de 2024
A versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Industrial do Estado será apresentado para públicos específicos nos dias 14 e 15, no período da tarde e noite, no auditório do IEL, na avenida Capitão Júlio Bezerra, Centro. Mas vale ressaltar que o evento é aberto a comunidade em geral que tenha interesse em contribuir para uma melhor elaboração deste plano.
O Plano de Desenvolvimento Industrial do Estado é um grande e completo diagnóstico do setor industrial, capaz de apresentar uma "radiografia" do setor juntamente com análises e estudos que permitam ao poder público, às representações de classe e ao empresariado conhecer as potencialidades e perspectivas reais de crescimento econômico e desenvolvimento do setor industrial local para a implementação de ações cada vez mais eficazes.
O plano está sendo elaborado pela empresa Macroplan, com referências altamente positivas deste trabalho em outros Estados, contratada pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FEIR), com a participação de representantes de entidades como Governo, Prefeitura, Sistema Fecor, Federação Comercial e Industrial de Roraima (FACIR), Associação Comercial e Industrial de Roraima (ACIR), Federação da Agricultura do Estado de Roraima (FAER), Federação das Micro e Pequenas Empresas de Roraima (FAMPER), Sebrae e Sescoop.
Entre os objetivos da elaboração deste Plano destacam-se: dotar as principais instituições e lideranças do Estado de Roraima de uma estratégia que acelere seu desenvolvimento industrial em bases sustentáveis; indicar prioridades de investimento e iniciativas para assegurar o desenvolvimento industrial de Roraima e traduzi-las em uma carteira de projetos; auxiliar a FIER e outros agentes estaduais a promover a atração de investimentos industriais; e orientar o planejamento da oferta de produtos e serviços do Sistema FIER em alinhamento com o seu Plano Estratégico.
Criada em 1991 a partir da formação de seis sindicatos representando os principais segmentos da economia local, a Federação das Indústrias do Estado de Roraima - FIER, hoje com nove sindicatos filiados, foi alcançando o respeito e a credibilidade da sociedade. Este trabalho foi consolidado nos últimos anos a partir de um direcionamento estratégico da atuação do Sistema FIER, que incorpora ainda o SESI, SENAI e IEL, junto ao parque industrial roraimense com uma presença efetiva e a marcante contribuição ao empresariado e trabalhadores, por meio de ações de fortalecimento da indústria.
O modelo de gestão da Diretoria da Instituição aponta para a necessidade de se consolidarem as chamadas obras institucionais, que são a representação de classe e a implementação de projetos e programas adequados às necessidades e demandas das empresas e sindicatos industriais. A partir deste processo de amadurecimento da visão do que de fato se constitui em criar bases sólidas para o desenvolvimento do pólo industrial local, a FIER se lança para a fase seguinte deste grande projeto: a elaboração do Plano de Desenvolvimento Industrial de Roraima.
Programação:
Dia 14 (quarta-feira) - das 14h30 às 16h30
Público: Convidados do Sistema FIER, Sindicatos filiados a FIER, Federação das Micro e Pequenas Empresas de Roraima (FAMPER) e órgãos governamentais.
Dia 14 (quarta-feira) - das 20h às 21h30
Público: Professores e alunos universitários.
Dia 15 (quinta-feira) - das 14h30
Público: Membros do Sistema Fecor, Federação Comercial e Industrial de Roraima (FACIR), Associação Comercial e Industrial de Roraima (ACIR), Federação da Agricultura do Estado de Roraima (FAER), Sebrae, e Sescoop.