00:00:00

MINISTÉRIO PÚBLICO - Fundação Chico Rodrigues terá que mudar de nome

A Fundação Chico Rodrigues, que presta atendimento médico, odontológico e psicológico a pessoas carentes há nove anos, terá que mudar de nome por determinação da Justiça. O MPE, após receber denúncia de uso do nome do deputado pela entidade acarretava em vantagens políticas para ele, moveu uma ação requerendo a mudança de denominação da fundação, que nunca recebeu dinheiro do governo do estado ou da Prefeitura de Boa Vista.


Luiz Valério
Colaborador do Fontebrasil
[email protected]

A Fundação Chico Rodrigues, que presta atendimento médico, odontológico e psicológico a pessoas carentes há nove anos, terá que mudar de nome por determinação da Justiça. O Ministério Público Estadual (MPE), após receber uma denúncia segundo a qual o uso do nome do deputado pela entidade acarretava em vantagens políticas para o mantenedor, moveu uma ação requerendo a mudança de denominação da fundação.

Ao longo desses nove anos de atividade, a Fundação Chico Rodrigues alcançou a marca de 38 mil atendimentos, algo em torno de 80 por dia. O novo nome a ser utilizado pela entidade é Fundação Alto Astral, que já foi remetido para apreciação do MPE.

Além dos atendimentos por profissionais das áreas de clínica geral, odontologia, psicologia ultra-sonografia, a entidade faz doação de cadeira-de-rodas para pessoas portadoras de dificuldade de locomoção e transporta os pacientes que precisam fazer fisioterapia de casa para as sessões de tratamento. Numa parceria com a empresa de turismo Amatur, ainda são doadas passagens terrestres para pessoas que precisam fazer tratamento de saúde em Manaus. São 30 trechos de passagem doados mensalmente.

 A casa mantida pelo deputado Chico Rodrigues tem sido alvo de ataques freqüentes, principalmente quando se aproximam os períodos eleitorais. E sempre com a mesma alegação de que Rodrigues faz uso dela para tirar dividendos políticos, o que ele diz não ser verdade.
O parlamentar alega que não tem nada no Código Civil que proíba uma fundação ter o nome do seu mantenedor. Porém, o Tribunal de Justiça entendeu que precisa haver a mudança de denominação - a partir de uma ação movida pelo MPE - e isso será feito.

"A fundação tem nove anos de existência e nunca fizemos uso dela para fins eleitorais", afirma o parlamentar. "Também nunca usamos um real sequer de recursos públicos aqui dentro. Então achamos que essa acusação é uma grande bobagem, mas vamos seguir as orientações do Ministério Público e a determinação da Justiça", diz Rodrigues, salientando há outras fundações no Estado, estas sim, criadas com finalidade duvidosa.

Para o deputado, o Ministério Público poderia se preocupar com outros aspectos da fundação, como o atendimento que é prestado a quem necessita e não com o nome usado pela entidade. O deputado diz que observar a funcionalidade da casa assistencial que ele mantém seria o ideal para constatar que a denúncia é infundada. "O que pode haver é o sentimento de gratidão das pessoas que são beneficiadas com o atendimento que recebem", registra.

ESTRUTURA - A entidade mantida pelo deputado Chico Rodrigues tem uma estrutura de fazer inveja a hospitais do interior do Estado. Possui quatro ambulâncias para transportar pacientes para tratamento, um ônibus médico-odontológico e um trailler para exames preventivos de câncer de mama. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira em horário comercial. A fundação funciona dez meses por ano.  

Últimas Postagens