00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Romero Jucá tem a incrível capacidade de ser relacionado, mesmo de longe, a esquemas de corrupção, desvio de dinheiro público e histórias mal contadas. A última, dá conta do seu irmão Álvaro Jucá - que é "dono" do shopping Alfândega, o mais luxuoso de Recife -, ter vencido certame licitatório de forma fraudulenta.


EDERSEN LIMA, Editor

INQUÉRITO
Junto com a Polícia Federal que abriu ontem (29) inquérito policial para saber origem da falsificação de documento da operação Leão Ferido e sua respectiva distribuição através de e-mails, a Polícia Civil também abriu investigação sobre calúnia e difamação feitas por um site anônimo.


PRESEBADA
O dono do site apócrifo que plantou notas sobre a operação Leão Ferido, mas o seu auxiliar um professor da UFRR, o editor e uma colunista de um jornal local serão chamados para explicar a presepada, que de acordo com o Código Penal, por envolver falsificação e divulgação de documentos públicos falsos, dá até seis anos de cadeia.


AOS PÔNEIS
Entre os inúmeros benefícios da Internet, o de registrar e armazenar notícias para que futuras gerações fiquem a par do que aconteceu ou descubram fatos escondidos e vergonhosos, é a garantia de que poderemos ter uma sociedade mais digna.
A Internet nos dá a certeza de que o que se publica hoje de bem e de mal sobre alguém, o que é verdade e o que é mentira, e a troco de quê(?), será lido e visto por nossos filhos e netos. Se o que foi escrito será motivo de orgulho ou vergonha, se serve de exemplo ou de repulsa pra eles, aí são outros quinhentos.


DE PROPINAS E JABÁS
A nota cima abre espaço para comentar o episódio passado de "Carga Pesada", seriado da TV Globo exibido nas noites de sextas. Um policial rodoviário que cobra propina quer dar o melhor para a sua família, mas a forma como obtém dinheiro não serve em nada como exemplo. O final, não poderia ser diferente, filhos e a mulher descobrem como a grana entrava em casa.
Essas histórias de propinas e jabás até demoram, mas sempre são descobertos, é só o tempo dos filhos crescerem.


OPINIÕES
Sobre sites apócrifos, a coluna colheu a opinião de três professores do curso de Comunicação Social da UFRR.
Simão Faria: "Esta prática de alguns sites de jornalismo on line nada mais reflete do que uma característica cultural brasileira de confundir o público com o privadoe, no caso especificamente jornalístico, tratar a questão como liberdade de expressão quando, às vezes, são interesses políticos dos proprietários. A forma como os discursos são construídos em textos informativos ou opinativos deixa claro se a crítica é jornalística ou pessooal".
Schirley Luft: "Sou totalmente contra quem se mantém anônimo porque o jornalista tem o compromisso de se deixar conhecer pois toda notícia depende da fonte de infromação".
Maurício Zouein: "Depende se o site for registrado como jornalístico ele deve obedecer as normas e a política do fazer jornalismo. Agora se não for não existem regras e nem normas porque na internet é assim, tudo muito solto".


COMÍCIO DISFARÇADO
Festa com distribuição de valiosos brindes levou centenas de pessoas a um comício disfarçado no Complexo Ayrton Senna.


AUMENTO?
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Mauro Campello esteve visitando o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mecias de Jesus, na pauta, estaria aumento salarial para os servidores do Judiciário?


REAJUSTE
Na esfera do Judiciário federal, o presidente do Supremo, Nelson Jobim, encaminhou ao Congresso proposta de reajuste. Alguns cargos, terão reajuste de até 50%.


PASSOS DE CÁGADOS
O ritmo de investimentos do governo federal, que já vinha ruim, caiu neste ano. Os números da Secretaria do Tesouro Nacional mostram que, embora as necessidades sociais e de infra-estrutura do país sejam imensas, os passos do poder público na hora de investir são muito lentos. No acumulado no ano passado até julho, o governo havia contratado 52,55% dos investimentos autorizados e efetivamente pago apenas 11,81%. Neste ano, os recursos empenhados correspondem a 41,57% do limite permitido, e os pagamentos somaram 12,76%.


VICES
Luciano Castro, Anchieta Júnior e Chico Rodrigues já foram citados como pré-candidatos a vice de Ottomar Pinto. Do lado de Romero Jucá, já se fala em Airton Cascavel e em Raul Lima.


SEMPRE NO ROLO
 Romero Jucá tem a incrível capacidade de ser relacionado, mesmo de longe, a esquemas de corrupção, desvio de dinheiro público e histórias mal contadas. A última, dá conta do seu irmão Álvaro Jucá - que é "dono" do shopping Alfândega, o mais luxuoso de Recife -, ter vencido certame licitatório de forma fraudulenta.
E o pior é que as acusações dos supostos rolos de Romero Jucá com bandalheiras diversas não partem de seus adversários políticos, e sim, são publicadas pela grande imprensa.


VIGÍLIA
Um Pálio prata dirigido por um oficial da Polícia Militar de Roraima à disposição de um parlamentar federal fez vigília na semana passada em frente à casa deste Editor, em Brasília. As câmeras da guarita de segurança do condomínio residencial registraram as imagens.


VIGIA
Novamente, depois de umas e outras na cabeça, aquele sindicalista roxo defensor da classe esteve acompanhando programa de rádio noturno diretamente do estúdio. A desculpa foi a mesma: saber se iam falar algo demais sobre a nova direção da tal rádio.


ARREPIOS
Tem gente que se entrega bastando ouvir ou ler certas palavras, como: jabá, botox, cavalo, dentes moles, adultério, assédio sexual de menor, sobrinha da mulher, cachaça, sacolinha e Fontebrasil.


SOBRE A VENEZUELA
[por Deborah Giannini] Folha de S. Paulo

1. O balneário de Lido, onde acontece o Festival de Cinema dia 31, era considerado o mais elegante da Europa no início do século 20. O hotel Excelsior, erguido no local em 1907, era o maior do mundo.

2. O leão alado espalhado pela cidade, que inspirou a estatueta do Festival de Cinema, representa são Marcos, patrono da cidade. Com duas patas no mar e duas na terra, o animal simboliza a geografia de Veneza.

3. A cidade foi construída sobre 118 ilhas interligadas por mais de 400 pontes. Naturalmente alagada, suas inundações aumentam a cada ano. No início do século 20, a praça de são Marcos inundava dez vezes por ano. Nos anos 80, 40 vezes por inverno. Hoje, cerca de 60 no mesmo período.

4. Peggy Guggenheim, milionária norte-americana, mudou-se para Veneza em 1947 e ali viveu até a morte, em 1979, quando seu palácio cheio de obras de arte virou museu. Foi proprietária da última gôndola particular.

5. O compositor Antonio Vivaldi (1678-1741), nativo de Veneza, passou muitas tardes ministrando aulas de música para as órfãs do Ospedale della Pietá, mantido pela igreja Santa Maria della Pietá. Hoje, no mesmo local, são promovidos concertos com suas obras.


Questão de estilo
Lula diz que não vai imitar Getúlio, Jânio ou Jango. Por enquanto só imita o Chávez, companheiro do Chapolin Colorado.

HERBÁRIO
O Herbário é um local de conservação de espécimes de plantas coletadas e cadastradas segundo sistemas e programas internacionais. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) possui desde 1997 seu herbário que começou com 300 espécimes coletadas e hoje possui mais de 2.700.
O arquivo é montado por professores e alunos dos Cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Química da UFRR. Os Químicos pesquisadores, por exemplo, coletam plantas em trabalhos de campo para extrair óleos essenciais para estudo da composição e de atividades medicinais, levando-as ao herbário para serem catalogadas.

Últimas Postagens