- 12 de novembro de 2024
Através da resolução 029/05 foi aprovado na tarde de ontem no plenarinho da Assembléia Legislativa o nome do novo defensor público, Taumaturgo Cezar Moreira do Nascimento, indicado através da mensagem governamental 057/05 encaminhada á Assembléia Legislativa pelo Executivo. Os deputados presentes sabatinaram por mais de duas horas o defensor, ouvindo atentamente os objetivos e metas de sua administração frente á Defensoria Pública de Roraima.
A comissão foi formada pelos deputados Chico das Verduras (PRP) presidente, Francisco Nazareno (PTB) vice-presidente, Flávio Chaves (PV) relator, Raul Prudente (PSDB) Membro e Rodolfo Braga (sem partido). Em seu questionamento o relator fez várias perguntas com relação à atuação da defensoria no atendimento ao cidadão, e as principais metas a serem desenvolvidas para aproximar a população dos serviços oferecidos pela defensoria. "Nossa expectativa é que o novo defensor geral possa proporcionar um atendimento de qualidade á sociedade que necessite dos vários serviços prestados pela defensoria, além de realizar uma ampla divulgação dos serviços prestados á comunidade, possa aproximar realmente o cidadão dos serviços ofertados pela casa", comentou o relator.
Segundo o presidente da comissão deputado Chico das Verduras, o nome de Taumaturgo Nascimento foi aceito pelos deputados presentes por ser uma pessoa com um vasto conhecimento pela sua atuação em diversos órgãos estaduais, e agora, como defensor público o qual recebeu de seus colegas durante a composição da lista tríplice enviado ao governador Ottomar Pinto (PTB), 35 votos obtendo a primeira colocação, demonstrando assim sua admiração por parte dos membros da defensoria pública, o que o torna apto para exercer a função "Nesta primeira fase a comissão especial ouviu atentamente as colocações do defensor, e aceitamos a sua indicação por acreditamos na sua competência para comandar este importante órgão de prestação de serviços á população carente do estado de Roraima. Taumaturgo preenche as qualificações que a função exige e por isso não vimos nenhum impedimento ao preenchimento do cargo", disse o parlamentar.
Taumaturgo respondeu a todas as perguntas formuladas pelos deputados presentes a sessão, e ao final agradeceu pela sua aprovação dizendo que irá corresponder á confiança depositados pelos demais defensores que o indicaram através da lista tríplice, ao governador Ottomar Pinto pela escolha de seu nome, aos deputados pela sua aprovação nesta primeira fase e principalmente á população carente, que busca nos serviços oferecidos pela defensoria à resolução de seus problemas. "Buscarei corresponder a confiança a mim depositada, através da melhoria no atendimento prestado pela defensoria, onde buscaremos a parceria com o executivo para oferecer um atendimento digno ao cidadão, e ao legislativo buscar a formulação de leis que possam ser revertidas em favor do povo roraimense. Estou disposto a executar esta missão buscando aprimorar o nosso atendimento aos mais necessitados, este é o papel da defensoria pública do estado de Roraima", finalizou Taumaturgo.