- 12 de novembro de 2024
Moradores de várias localidades do Estado estão sofrendo constantemente com o racionamento de energia elétrica, ocasionado pela quebra dos principais motores responsáveis pelo abastecimento nesses locais, no qual, estão sendo substituídos por geradores de pequeno porte.
De acordo com as reclamações, o problema está acontecendo com freqüência na Vila São Silvestre, região do Alto Alegre, Campos Novos, no município de Iracema, Vila Três Corações, no Amajarí, Araçá da Serra, em Normandia e no Uiramutã. Já o município de Caracaraí o racionamento está acontecendo há mais de três semanas.
Conforme informações, os apagões estão sendo feitos de duas em duas horas, já em outras localidades como Caracaraí, o intervalo chega a ser de até 12 horas, por conta dos inúmeros bairros existentes nesse município.
"É um absurdo o que ainda estamos tendo que passar por esse tipo de problema. As autoridades competentes deveriam tomar uma providência urgente, ao invés de ficar prometendo e acabar não resolvendo nada", reclamou um morador de Caracaraí.
O morador informou ainda que as duas máquinas responsáveis pelo abastecimento em toda a região do município estão quebradas, onde tiveram que ser substituídas pelos geradores de pequeno porte, o que correspondia ao equivalente a 70% do suprimento energético na região. No entanto, por conta da precariedade no funcionamento desses maquinários, um deles também quebrou. Atualmente a capacidade do fornecimento de energia elétrica está sendo 50% em toda aquela região.
CER - A Assessoria de Comunicação da CER (Companhia Energética de Roraima) informou que técnicos da empresa já estão em Caracaraí trocando as peças dos motores que estão danificados naquele local. A previsão é que ainda hoje o problema seja solucionado. Em Alto alegre também serão enviados técnicos para consertar os geradores. Segundo a Ascom, a CER irá fazer um trabalho de manutenção em todas as localidades do Estado em que a companhia atua.