- 12 de novembro de 2024
Da Redação UOL
Em São Paulo
A escuderia Ferrari anunciou nesta terça-feira que na próxima temporada terá Felipe Massa correndo no lugar de Rubens Barrichello. O time de Maranello, que já tem contrato com o piloto da Sauber, exerceu sua opção de renovação e o colocará como companheiro de Michael Schumacher.
O anúncio confirma as informações do fim-de-semana, quando foi divulgado que Rubens Barrichello tinha assinado com a BAR de Gil de Ferran para 2006, apesar de seu contrato com a Ferrari ir até o final da próxima temporada.PERFIL DE MASSA
Nascimento: 25/04/1981
Local: São Paulo (SP)
GPs disputados: 46
Vitórias: 0
Pódios: 0
Pontos na carreira: 24
Estréia: 2002, na Sauber
"Rubens Barrichello deixará a 'Scuderia' no fim da temporada de 2005, depois de uma colaboração de sucesso iniciada em 2000, contribuindo para a conquista dos cinco títulos mundiais de construtores", diz o comunicado oficial da equipe italiana.
O anúncio oficial da ida de Barrichello para a BAR ainda não foi feito. No último fim-de-semana, durante o Grande Prêmio da Hungria, ele não desmentiu as informações, mas criticou o ex-piloto Nelson Piquet por ter deixado que a imprensa soubesse das negociações.
"Essa história criou problemas dentro da equipe", disse o brasileiro. "Alguns mecânicos e engenheiros - com quem tenho um ótimo relacionamento, somos uma família - não conseguiam evitar de me perguntar se é verdade que estou deixando a equipe, por que e o que aconteceu."
O anúncio desta terça põe fim às especulações. Massa, que já foi piloto de testes da Ferrari em 2003, disse que espera contar com a experiência que adquiriu na escuderia italiana e nos três anos como titular da Sauber.
"Me sinto pronto para este novo desafio, que é o mais importante de minha carreira. Estou consciente das responsabilidades que ele representa e não posso esperar para ser parte de uma equipe como a Ferrari, junto com o melhor piloto do mundo, Michael Schumacher", declarou Massa através de um comunicado oficial.
O companheiro de Barrichello na BAR ainda não está definido. Jenson Button, atual número 1 da equipe, já tem contrato assinado com a Williams, que não abre mão do inglês. O japonês Takuma Sato, por sua vez, passa por uma situação difícil na equipe, sem garantias devido aos maus resultados nesse ano.BARRICHELLO NA FERRARI
Estréia na equipe: 2000
Temporadas: 6
Títulos: 0
GPs disputados: 98
Vitórias: 9
Primeira vitória: Hockenheim (ALE) - 2000
Pontos na equipe: 405
Em sua carreira na Fórmula 1, Massa não conseguiu mais que dois quartos lugares, um no GP da Bélgica em 2004, e um nesse ano, no GP do Canadá. No seu ano de estréia na categoria, em 2002, ele ficou com a 12ª posição no Mundial de Pilotos.
No ano seguinte, sem um lugar como titular na F-1, ele foi testar para a Ferrari com o pretexto de desenvolver suas habilidades, garantindo uma vaga para a temporada de 2004 como titular na Sauber, terminando, mais uma vez, em 12º no Mundial.
Em 2005, ele ocupa o 13º lugar, com oito pontos acumulados. Resultado superior a de seu companheiro, Jacques Villeneuve, que é o 14º empatado com o piloto de testes da McLaren, Alexander Wurz, com seis pontos.
Desgaste
No comunicado em que oficializou a troca de pilotos, a Ferrari não deu motivos para a saída de Barrichello antes do término de seu contrato, que se estendia até o fim de 2006. Mas é difícil dissociar a saída do piloto das rusgas que teve com Michael Schumacher, tornadas públicas neste ano a partir do GP de Mônaco, quando o alemão ultrapassou o brasileiro na última volta.
Revoltado, Barrichello disparou contra o heptacampeão, dizendo que não o considerava mais como um companheiro de equipe e, sim, como "qualquer outro" piloto da categoria.
Para piorar, o desempenho da Ferrari -e do próprio Rubinho- em 2005 é decadente. Barrichello é só o sétimo colocado no Mundial, com 31 pontos, contra 55 de Schumacher, que ocupa a terceira posição.