- 12 de novembro de 2024
O deputado Francisco Rodrigues em seu discurso no plenário homenageou o pai d aviação, não só pela data histórica de seu aniversário, mas por sua ousadia e visão privilegiada. " Santos Dumont era um homem que vivia a frente de seu tempo. Um homem determinado, que com garra e tenacidade superou todos os obstáculos e voou!", exclamou Chico.
Rodrigues, também chamou a atenção para o fato de que a invenção do avião não foi só um avanço tecnológico e científico na história do país, mas um progresso para toda a humanidade. "Comemorar o aniversário de Dumont é, antes de tudo, reconhecer e reverenciar a memória de quem colocou todo o conhecimento pessoal a favor da evolução. De quem embalava a esperança e o sonho de tantas pessoas", finalizou. E completou ainda: "Só assim o mundo assistiu, admirado, ao vôo do 14-BIS".
Durante seu pronunciamento, o deputado lembrou da importância da criação do avião naquele tempo. "Doenças como a hanseníase acometiam a população e só um meio de transporte rápido e seguro poderia ajudar a acelerar o tempo e consequentemente a cura". Ele ainda foi mais adiante. "Constato que a invenção foi bastante pertinente à época. O avião trouxe profundas transformações ao cenário social e econômico. Por outro lado, traduziu o gigantismo do potencial brasileiro, que estimulado, impulsionará o país, de forma sustentada, ao seu privilegiado e merecido patamar no cenário mundial", concluiu