- 12 de novembro de 2024
FEUTMANN GONDIM
De Brasília
O ministro-chefe da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, garantiu ontem ao governador Ottomar Pinto (PTB) e ao deputado federal Almir Sá (PL) a liberação de recursos para construção de uma fábrica de gelo no município de Rorainópolis, com capacidade para cinco toneladas/dia.
Os recursos fazem parte de uma emenda individual ao orçamento da União de 2004, apresentada pelo deputado Almir Sá. O projeto prevê a construção da fábrica em Santa Maria do Boiaçu.
Ao receber o governador e o deputado roraimense, o ministro José Fritsch disse que, de acordo com as possibilidades orçamentárias, tem atendido os pleitos. "Nossos recursos são escassos, mas estamos atendendo quando existe demanda", disse ele, salientando que de Roraima só quem se interessou em buscar recursos na Secretaria de Aqüicultura e Pesca foi Almir Sá.
O governador Ottomar Pinto aproveitou a existência da emenda de 200 mil reais para propor ao ministro, além da fábrica de gelo, uma indústria de beneficiamento de peixe. "O pequeno pescador de Roraima está abandonado. Ao instalar uma fábrica de gelo, vamos poder atender um número maior de pescadores".
O deputado Almir Sá ainda chamou a atenção para as grandes distâncias amazônicas e a dificuldade dos produtores em conservar o pescado até que este chegue ao mercado consumidor.
Ele também pediu ao ministro que Roraima seja beneficiado com o projeto do ministério chamado "Feira do Peixe" que repassa aos pescadores equipamentos para comercializem diretamente o produto, eliminando a figura do atravessador. Sá quer ainda que o orçamento do ministério para o próximo ano contemple Roraima com recursos para projetos de tanques-redes.