- 12 de novembro de 2024
O Diretor Presidente do Detran-RR, Cel Gerson Chagas, está tomando uma série de medidas para serem adotadas na descoberta de novas fraudes no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação ocorridas nos anos anteriores. Isso foi motivado devido a uma denúncia de obtenção de habilitação por uma pessoa de maneira fraudulenta.
No decorrer das investigações, foi descoberta a forma com que eram fraudadas as carteiras de habilitação. A fraude consistia na montagem de um processo para a "renovação" da CNH, lançando um número de PGU (Prontuário Geral Único), quando na realidade, o interessado estava obtendo a CNH pela primeira vez, contudo, sem realizar o necessário curso de Formação de Condutores, assim como os exames teóricos e práticos previstos na legislação.
Apesar de até o momento, ter sido detectado apenas um caso, outras fraudes podem ter ocorrido no mesmo período em 2003. Sendo assim, o Diretor Presidente do Detran-RR, emitiu uma solução para a sindicância, concordando em parte com o relatório final, determinando que os setores de Habilitação (DHCC) e Controle de Veículos (DCCV), efetuassem o bloqueio do condutor e o cancelamento do registro da referida CNH. Determinou ainda que a Diretoria de Segurança de Trânsito (DSEG), adotasse as providências necessárias no sentido de abrir procedimento administrativo, a fim de apurar outras denúncias, e encaminhar os presentes autos à Polícia Civil de Roraima, tendo em vista haver indícios de crime, para as devidas providências legais.
Para maiores esclarecimentos, o Diretor do Detran concederá entrevista coletiva à imprensa, no dia 14/07/05 (5ª feira), às 08:30 h, a fim de explicar melhor o fato ocorrido.