- 12 de novembro de 2024
Os trabalhos de combate ao vetor da dengue (Aedes aegypti), no município de Mucajaí, iniciaram na manhã de ontem com a abertura oficial dos trabalhos pelo prefeito Ecildom de Souza Pinto Filho.
A secretaria-adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Marisa Pinto, esteve presente na solenidade e falou da importância das ações de combate à dengue iniciarem em forma de mutirão no interior. Ela agradeceu também o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil.
"É uma tarefa árdua, somos apenas os colaboradores e vocês (bombeiros) são os atores principais. A forma de mobilização de vocês foi essencial para alcançarmos resultados mais expressivos no combate à dengue", declarou.
O tenente-coronel Kleber Gomes Cerquinho, fez orientações aos 30 bombeiros que serão empregados na operação, principalmente com relação à abordagem das pessoas em suas residências.
"Precisamos ter muita atenção quanto à abordagem das pessoas, mas acredito que dificilmente seremos impedidos de entrar nas residências", disse, destacando a importância da diminuição do índice de infestação para números aceitáveis.
Serão quatro dias de trabalho em conjunto com a Prefeitura do Município, que também disponibilizou outros 16 agentes de saúde.
Os bombeiros e agentes da prefeitura foram divididos em 16 equipes. Cada equipe deverá visitar por dia 70 imóveis, totalizando até o dia 11, último dia da operação, 220 imóveis por equipe. No município existem 3.534 imóveis.
Dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) revelam que já foram notificados 194 casos de dengue no município, destes, 16 foram confirmados, para uma população de 11.650 habitantes.
Por fim, o prefeito de Mucajaí, demonstrando confiança nos trabalhos, ressaltou que os equipamentos que a prefeitura dispuser serão empregados nas atividades. "Temos caminhões, carros pequenos e tratores que não são novos, mas serão muito úteis neste momento", concluiu.