- 12 de novembro de 2024
Folha de S. Paulo
A senadora Ideli Salvati (PT-SC) apresentou na tarde desta quarta-feira um requerimento à CPI dos Correios para que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) indique em 48 horas os nomes dos integrantes da comissão que teriam recebido "mensalão" e provas de que o dinheiro foi pago.
"Ele [Jefferson] fez uma declaração dando a entender que tem membros da CPI que receberam mesada", declarou a senadora.
Ontem, em entrevista ao "Programa do Jô", da TV Globo, Jefferson afirmou que integrantes da CPI dos Correios teriam recebido mesada em troca de apoio político. "Sem dúvida [identifica alguém que recebeu o 'mensalão' na CPI]. E os chefes eu apontei e dei o nome naquela discussão [em seu depoimento à CPI]", disse o deputado.
Na entrevista, Jefferson disse também que nenhum desses parlamentares que receberiam mesada fizeram perguntas agressivas em seu depoimento à CPI. "Vieram devagar, de mansinho."
Pelo documento, de acordo com a senadora, se Jefferson não apresentar a relação de nomes e as provas estará sujeito a medidas judiciais e penalidades previstas no regimento da Câmara que prevê inclusive a cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.