- 12 de novembro de 2024
Brasília - O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou da tribuna do Senado Federal, que o estado de Roraima enfrenta uma epidemia de dengue, especialmente na capital, Boa Vista. Mozarildo criticou as autoridades locais, que não estariam adotando medidas efetivas de combate ao mosquito transmissor da doença. Disse que a prefeitura de Boa Vista se limita a fazer propaganda recomendando às pessoas que evitem deixar água parada em suas casas. O senador denunciou o desmonte da secretaria de saúde após a saída do ex-secretário, e hoje senador, Wirlande da Luz. Afirmou também que as Forças Armadas estão sendo chamadas a ajudar no combate a dengue, tendo em vista que a prefeitura, que é responsável pelo combate, não o fez. Mozarildo ressaltou que o descaso é tão grande, que as ruas de Boa Vista estão intransitáveis, cheias de buracos, e isso colabora com a proliferação do mosquito da dengue e da malária.
Mozarildo informou que enviou questionamentos ao ministro da Saúde, e ao diretor da Fundação Nacional de Saúde cobrando que seja feito uma auditoria, a fim de se detectar possíveis falhas na execução do projeto de combate a dengue em Boa Vista e solicitou informações sobre o montante de recursos destinados ao programa de combate a doença na cidade. Mozarildo sustentou ser necessário "colocar os agentes de saúde na rua, de casa em casa" para evitar que os casos continuem aumentando. O senador Wirlande da Luz (PMDB-RR), em aparte elogiou a atitude de Mozarildo em enviar ofícios ao Ministério da Saúde e a FUNASA.
Mozarildo havia se manifestado sobre a questão da dengue no estado, quando leu a matéria veiculada na imprensa local, na qual informava que os casos de dengue aumentaram em Roraima 42% neste ano, comparando-se com idêntico período do ano passado. Boa Vista concentra 90% dos casos registrados até agora. Mozarildo informou que o diretor de endemias de Roraima, James Rodrigues, admite que a situação é "preocupante", porque no estado já se registram três sorotipos. Como na vizinha Venezuela há o tipo 4, Roraima se torna vulnerável à dengue hemorrágica.
Em aparte, o senador e também médico Augusto Botelho (PDT-RR), advertiu que o problema não é só a dengue - "Os casos de malária vêm aumentando no estado há dois anos". Ele também admite que a população poderá ser contaminada pela dengue hemorrágica, mais violenta e, às vezes, fatal.