- 12 de novembro de 2024
Por Marlen Lima
Os alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) tiveram um dia de aula diferente quando puderam conhecer de perto como funciona o serviço de segurança na Amazônia através das ações do Comando Militar da Amazônia (CMA).
Segundo o deputado Chico Rodrigues que esteve presente nas palestras que foram dadas pelos militares que trabalham CMA, "no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), e no Sistema de Vigilância da Amazônia - Sivam, apresentaram uma programação primorosa, bastante esclarecedora para que os alunos da universidade puderam ter uma melhor consciência do trabalho que é feito na Amazônia".
Segundo Chico esse trabalho junto aos universitários do curso de Políticas Públicas é importante para que, "sociedade procure se aprofundar mais sobre como é feito a defesa da Amazônia, em particular essa sociedade universitária, para que saiba o que é essa soberania da Amazônia".
O parlamentar destacou que as atividades do CIGS, que é de formar e treinar os militares para guerra de selva, "o guerreiro"; além do CMA, "que é onde se elabora os programas e projetos estratégicos de defesa da Amazônia"; e o Sivam, "que são os olhos invisíveis da Amazônia, tudo isso foi mostrado aos acadêmicos a importância das ações que esses órgãos realizam na nossa região".
Chico diz que espera que mais outras turmas da Universidade Federal de Roraima e interesse em conhecer de perto o tipo de trabalho que é feito pelo Exército brasileiro na Amazônia, que é mais da metade do nosso país, e que na minha avaliação a região mais rica em minérios, biodiversidade, fauna e água doce e merece ser mais bem conhecida pelos que vivem na Amazônia, e mais ainda pelos universitários que estarão amanhã no mercado de trabalho".
PROGRAMAÇÃO - Dentro da programação dos universitários houve palestras onde foi apresentado programas de segurança no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e no Comando Militar da Amazônia, CMA, além do SIVAM.
Os militares apresentaram o formato e os objetivos de ter um patrulhamento constante em solo amazônico, em especial pela região de fronteira, já que a Amazônia é rodeada por vários países.
Os universitários são do curso de Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Púbicas, que é efetuado pelo Núcleo de estudos Comparados da Amazônia e do Caribe - NECAR, que faz parte do Departamento de Economia da UFRR.
Segundo a professora Ana Zuleide dentro do Núcleo de estudos Comparados da Amazônia e do Caribe - NECAR, tem um curso de especialização de Políticas Pública, onde tem uma disciplina que trata de Tópicos Especiais de Política Pública. Ela destaca que já havia uma previsão de ter palestras sobre o assunto, em Manaus onde os universitários teriam melhor condições de absorverem o material.
O convite para a ida dos alunos, professores e convidados partiu do Comando Militar da Amazônia, através de uma solicitação do deputado Chico Rodrigues, que tem um convívio acentuado junto aos militares.