00:00:00

OPINIÃO FORMADA

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE ROMERO JUCÁ, O "INSUSTENTÁVEL" - O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), principal padrinho da indicação do ministro da Previdência Social, Romero Jucá, jogou a toalha. Em conversa reservada com um amigo, Calheiros confidenciou que a situação de Jucá é, do ponto de vista político, insustentável.


BR-174 INTERDITADA -

Tá feia a coisa

 

GREVE

A greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) --iniciada hoje-- atingiu cerca de 96,29% das agências da cidade de São Paulo, segundo balanço da própria Previdência. Em todo o Estado, a adesão ao movimento chegaria a 90%, segundo cálculo preliminar do Sinsprev (Sindicato dos Servidores da Previdência Social e da Saúde).

MELHOR APENAS DE SERRA LEOA

O Brasil das desigualdades convive com uma massa de pobres estimada em 53,9 milhões de pessoas (31,7% da população) e um contingente ainda mais miserável calculado em 21,9 milhões de habitantes (12,9% da população). Pelos números, pouco mais de 40% da população brasileira é composta de miseráveis. Os dados fazem parte do Radar Social, documento divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação reflete as condições de vida do brasileiro em 2003 e compila uma série de estatísticas oficiais colhidas em vários períodos.

dificuldade brasileira em superar a desigualdade social está expressa em um ranking de 130 nações que mede (segundo o índice Gini) a distribuição de renda no planeta. O Brasil vai mal nessa comparação: é o penúltimo colocado e só ganha de Serra Leoa, na África. Em 2003, 1% dos brasileiros mais ricos (1,7 milhão de pessoas) respondia por 13% do total da renda. Os 50% mais pobres (86,9 milhões de pessoas) detinham 13,3%.

Numa comparação com as taxas de assassinatos em 15 países, o Brasil aparece em quarto lugar, com 23,4 mortes por cem mil habitantes, segundo dados de 2002. Em primeiro lugar na lista está a África do Sul (114,8), seguido por Colômbia (70), Venezuela (33,2). Em último lugar está o Líbano (3,4).

ALTERAÇÕES

A Anatel parece estar decidida a melhorar o serviço prestado pelas empresas de telefonia, principalmente na relação das empresas com o usuário. Uma das alterações mais importantes é o estabelecimento da portabilidade numérica como um direito do cliente das operadoras fixas. A portabilidade permite que o usuário mantenha o número de telefone ao trocar de empresa. Na prática, o número passa a ser do cliente, e não mais da operadora. As empresas terão o direito de cobrar pela portabilidade.

- Terça à noite, Romero Jucá (Previdência) chegou sozinho ao restaurante Piantella, em Brasília, e ficou à espera de convite, em uma cidade onde se disputa a tapas a companhia de ministro. Ignorado, foi embora. Sem comer.

Manifestantes contrários à homologação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, que ocupa 1,7 milhão de hectares do estado e abriga cerca de 15 mil índios, em Roraima, estão desde as 04h30 horas interditando a BR-174, principal rodovia de Roraima, que liga Boa Vista ao restante do País. Segundo as lideranças eles não descartam a possibilidade de um fechamento inclusive do aeroporto.

Os manifestantes, na sua maioria trabalhadores, estão com ônibus, carretas, e carros bloqueando a estrada por tempo indeterminado.

 

PACÍFICO

O empresário José Luiz Faccio, um dos lideres do movimento do bloqueio, disse que o movimento segue as classes nacionais, que estão fechando estradas em todo país. O Movimento é pacifico, mais não tem previsão de liberar a estrada. Faccio disse que a liberação da estrada vai depender da decisão da maioria que já está no local do bloqueio.

 

EXTRA

Quem vai faturar com a manifestação são os ambulantes que estão levando para o local, água, refrigerante, bombons, lanches, frutas e até "quentinhas" Também vários taxistas estão indo para o local do bloqueio à espera dos passageiros que vão descer dos ônibus e de carros particulares, já estão vindo de Manaus. Eles serão obrigados a desembolsar R$ 20,00 para pagar o táxi até o Centro de Boa Vista.

 

NA SUÉCIA

A Prefeitura de Boa Vista lançou neste semana jornalzinho informando as ações da administração Teresa Jucá. Pelo o que viu nas fotos e leu nas reportagens, você amigo leitor, não vive numa cidade brasileira. Vive na Suécia e não sabe disso.

 

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

ROMERO JUCÁ, O "INSUSTENTÁVEL" - O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), principal padrinho da indicação do ministro da Previdência Social, Romero Jucá, jogou a toalha. Em conversa reservada com um amigo, Calheiros confidenciou que a situação de Jucá é, do ponto de vista político, insustentável.

 

DEU NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Últimas Postagens