- 12 de novembro de 2024
A Federação das Indústrias do Estado de Roraima está desenvolvendo uma série de ações voltadas aos sindicatos e empresas industriais, com o objetivo de valorizar e fortalecer a sua atividade.
Como parte do Plano de Ação 2005, está em andamento uma campanha de valorização da atividade industrial como geradora de emprego e renda. Além disso, o Centro Internacional de Negócios da FIER tem atuado sistematicamente na assessoria para as ações de comércio exterior, estudos, pesquisas e ainda identificação de linhas de financiamento para as empresas.
Agora, a FIER parte para uma abordagem ainda mais direta com a realização de encontros entre os nove sindicatos que a compõem e os seus associados. A primeira reunião aconteceu com o SINDUSCON, SINDICON, SINDIPAN e SINDICONF, contando com a participação da diretoria da FIER e dirigentes do SESI, SENAI e IEL.
Na reunião foram apresentados os serviços, produtos e o trabalho que pode ser desenvolvido por cada uma das entidades que compõem o sistema FIER, no sentido de tornar mais forte e competitiva a indústria local.
A FIER apresentou a sua linha de ação e a assessoria que pode ser prestada ao segmento. O SESI deu destaque aos programas de saúde e segurança no trabalho, lazer e educação que podem ser implantados no ambiente de trabalho. O SENAI apresentou o seu portifólio de cursos profissionalizantes e ações de inclusão social. E o IEL deu ênfase ao Estágio Supervisionado, Bolsas de Iniciação Tecnológica e Acesso a Novas Tecnologias por meio de cursos e seminários.
Ao final do evento os empresários fizeram questionamentos sobre as formas mais rápidas e eficazes de terem acesso principalmente às linhas de financiamento, cursos profissionalizantes e ações de saúde. A FIER colocou a disposição toda a sua estrutura com ênfase para o Centro Internacional de Negócios que está concluindo um levantamento sobre tipos e procedimentos para acesso às linhas de crédito. As demais instituições também colocaram-se à disposição para atender todas as demandas das empresas industriais, solicitando que elas sejam também encaminhadas aos sindicatos para que eles estejam permanentemente envolvidos neste processo de assessoria.