00:00:00

SAEB: Educação de Roraima está entre as piores do Brasil

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontam que a educação de Roraima está colocada entre as piores dos 27 Estados da Federação. Os dados foram coletados em novembro de 2003 por meio de aplicação de testes de Língua Portuguesa eMatemática a estudantes das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.


Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontam que a educação de Roraima está colocada entre as piores dos 27 Estados da Federação.

Em 2003, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), realizou a última pesquisa por amostragem do SAEB. Os dados foram coletados em novembro de 2003 por meio de aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática a estudantes das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Em língua portuguesa são investigadas as habilidades de leitura. Em matemática as habilidades compreendem a capacidade do estudante para resolver problemas utilizando-se dos conceitos e das operações de linguagem matemática em suas diversas dimensões.

Os resultados de desempenho estão dispostos de duas formas: as medidas gerais de proficiência e os percentuais de estudantes localizados em cada um dos níveis da escala de desempenho do SAEB.

Em 2003, participaram do SAEB cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas das 27 unidades da Federação. Em Roraima, participaram 1.989 alunos de 43 escolas publicas e privadas do Estado e do município de Boa Vista.

O objetivo do Sistema Nacional de Avaliação Básica é apoiar municípios, Estados e a União na formulação de políticas para a melhoria da qualidade do ensino, com o foco da aprendizagem de habilidades básicas e indispensáveis ao cidadão.

Participam da avaliação alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, que fazem provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Eles também respondem a um questionário sobre seus hábitos de estudo e suas características socioculturais. Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infra-estrutura da escola.

Resultados de Roraima

(Língua Portuguesa)

Para o Estado de Roraima o SAEB mostra que 43,1% dos alunos analisados na 4ª série em Língua Portuguesa estão em estágio critico, ou seja, são leitores de nível primário.

Na 8ª série em Língua Portuguesa foi onde se obteve o melhor resultado. Os dados apontam que 69% dos alunos pesquisados encontram-se no estágio intermediário, ou seja, desenvolvem algumas habilidades de leitura condizentes com a série em que estudam.

No 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa 54,1% dos alunos avaliados encontram-se em estágio intermediário. Os alunos desenvolvem algumas habilidades de leitura, porem estão aquém do nível de letramento exigido para a série em que estudam.

(Matemática)

Na disciplina de matemática os resultados também são desanimadores. Na 4ª série do Ensino Fundamental 48,4% dos alunos pesquisados encontram-se em estágio critico. Os alunos desenvolvem habilidades matemáticas, porém estão abaixo do nível exigido para tal série.

Na 8ª série do Ensino Fundamental os dados mostram que 51,4% dos alunos pesquisados encontram também estágio critico. Eles conseguem interpretar os problemas, mas não sabem o enunciado do que é pedido na questão.

No 3º ano do Ensino Médio os resultados apontam que 77,9% dos estudantes pesquisados também encontram-se em estágio critico. Os alunos apresentam habilidades para interpretar problemas, mas estão muito aquém do nível exigido para a série em que estudam.

De acordo com Selma Mariot, chefe do Núcleo de Informações e Estatísticas da Secretaria de Educação, para reverter à qualidade da educação em Roraima é necessário um conjunto de ações que vão desde a elaboração de políticas públicas ao comprometimento da sociedade e do sistema de ensino como um todo.

"Estas mudanças tem que ser feitas a longo prazo. É uma seqüência de políticas públicas que devem estar de acordo com os anseios da sociedade e da gestão educacional do Estado", alertou.

Os números vão de encontro à remuneração dos professores de Roraima. Enquanto os professores roraimenses têm o segundo maior salário do Brasil, ficando atrás somente do Estado do Maranhão, na contramão da história a educação estadual está colocada entre as piores do país.

No quadro abaixo segue os dados sobre a avaliação realizada entre os alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

RESULTADOS DO SAEB RORAIMA - 2003

LÍNGUA PORTUGUESA

      Estágio

 

Roraima

   2001

  2003

   Muito Crítico

   23,9%

  23,6%

       Crítico

   42,9%

  43,1%

   Intermediário

   31,0%

  30,7%

     Adequado

    2,2%

   2,5%

4ª SÉRIE

8ª SÉRIE

      

Estágio

          Roraima

2001

2003

Muito Crítico

5,9%

2,4%

Crítico

21,4%

18,3%

Intermediário

66,3%

69,0%

Adequado

6,5%

10,3%

3º ANO

Estágio

 

          Roraima

2001

2003

Muito Crítico

8,8%

2,2%

Crítico

51,3%

41,3%

Intermediário

39,1%

54,1%

Adequado

0,8%

2,3%

RESULTADOS DO SAEB  RORAIMA - 2003

MATEMÁTICA

4ª SÉRIE

      

              Estágio

          Roraima

2001

2003

Muito Crítico

14,8%

14,3%

Crítico

40,2%

48,4%

Intermediário

42,8%

36,1%

Adequado

2,1%

1,3%

8ª SÉRIE

      

Estágio

            Roraima

2001

2003

Muito Crítico

 6,6%

 5,4%

Crítico

57,4%

51,4%

Intermediário

34,7%

42,8%

Adequado

 1,3%

  0,4%

3º ANO

Estágio

 

Roraima

2001

2003

Muito Crítico

5,2%

5,6%

Crítico

77,2%

77,9%

Intermediário

17,1%

15,8%

Adequado

0,5%

0,7%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Postagens