- 12 de novembro de 2024
Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontam que a educação de Roraima está colocada entre as piores dos 27 Estados da Federação.
Em 2003, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), realizou a última pesquisa por amostragem do SAEB. Os dados foram coletados em novembro de 2003 por meio de aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática a estudantes das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Em língua portuguesa são investigadas as habilidades de leitura. Em matemática as habilidades compreendem a capacidade do estudante para resolver problemas utilizando-se dos conceitos e das operações de linguagem matemática em suas diversas dimensões.
Os resultados de desempenho estão dispostos de duas formas: as medidas gerais de proficiência e os percentuais de estudantes localizados em cada um dos níveis da escala de desempenho do SAEB.
Em 2003, participaram do SAEB cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas das 27 unidades da Federação. Em Roraima, participaram 1.989 alunos de 43 escolas publicas e privadas do Estado e do município de Boa Vista.
O objetivo do Sistema Nacional de Avaliação Básica é apoiar municípios, Estados e a União na formulação de políticas para a melhoria da qualidade do ensino, com o foco da aprendizagem de habilidades básicas e indispensáveis ao cidadão.
Participam da avaliação alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, que fazem provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Eles também respondem a um questionário sobre seus hábitos de estudo e suas características socioculturais. Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infra-estrutura da escola.
Resultados de Roraima
(Língua Portuguesa)
Para o Estado de Roraima o SAEB mostra que 43,1% dos alunos analisados na 4ª série em Língua Portuguesa estão em estágio critico, ou seja, são leitores de nível primário.
Na 8ª série em Língua Portuguesa foi onde se obteve o melhor resultado. Os dados apontam que 69% dos alunos pesquisados encontram-se no estágio intermediário, ou seja, desenvolvem algumas habilidades de leitura condizentes com a série em que estudam.
No 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa 54,1% dos alunos avaliados encontram-se em estágio intermediário. Os alunos desenvolvem algumas habilidades de leitura, porem estão aquém do nível de letramento exigido para a série em que estudam.
(Matemática)
Na disciplina de matemática os resultados também são desanimadores. Na 4ª série do Ensino Fundamental 48,4% dos alunos pesquisados encontram-se em estágio critico. Os alunos desenvolvem habilidades matemáticas, porém estão abaixo do nível exigido para tal série.
Na 8ª série do Ensino Fundamental os dados mostram que 51,4% dos alunos pesquisados encontram também estágio critico. Eles conseguem interpretar os problemas, mas não sabem o enunciado do que é pedido na questão.
No 3º ano do Ensino Médio os resultados apontam que 77,9% dos estudantes pesquisados também encontram-se em estágio critico. Os alunos apresentam habilidades para interpretar problemas, mas estão muito aquém do nível exigido para a série em que estudam.
De acordo com Selma Mariot, chefe do Núcleo de Informações e Estatísticas da Secretaria de Educação, para reverter à qualidade da educação em Roraima é necessário um conjunto de ações que vão desde a elaboração de políticas públicas ao comprometimento da sociedade e do sistema de ensino como um todo.
"Estas mudanças tem que ser feitas a longo prazo. É uma seqüência de políticas públicas que devem estar de acordo com os anseios da sociedade e da gestão educacional do Estado", alertou.
Os números vão de encontro à remuneração dos professores de Roraima. Enquanto os professores roraimenses têm o segundo maior salário do Brasil, ficando atrás somente do Estado do Maranhão, na contramão da história a educação estadual está colocada entre as piores do país.
No quadro abaixo segue os dados sobre a avaliação realizada entre os alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
RESULTADOS DO SAEB RORAIMA - 2003
LÍNGUA PORTUGUESA
Estágio
| Roraima | |
2001 | 2003 | |
Muito Crítico | 23,9% | 23,6% |
Crítico | 42,9% | 43,1% |
Intermediário | 31,0% | 30,7% |
Adequado | 2,2% | 2,5% |
4ª SÉRIE
8ª SÉRIE
Estágio | Roraima | |
2001 | 2003 | |
Muito Crítico | 5,9% | 2,4% |
Crítico | 21,4% | 18,3% |
Intermediário | 66,3% | 69,0% |
Adequado | 6,5% | 10,3% |
3º ANO
Estágio
| Roraima | |
2001 | 2003 | |
Muito Crítico | 8,8% | 2,2% |
Crítico | 51,3% | 41,3% |
Intermediário | 39,1% | 54,1% |
Adequado | 0,8% | 2,3% |
RESULTADOS DO SAEB RORAIMA - 2003
MATEMÁTICA
4ª SÉRIE
Estágio | Roraima | |
2001 | 2003 | |
Muito Crítico | 14,8% | 14,3% |
Crítico | 40,2% | 48,4% |
Intermediário | 42,8% | 36,1% |
Adequado | 2,1% | 1,3% |
8ª SÉRIE
Estágio | Roraima | |
2001 | 2003 | |
Muito Crítico | 6,6% | 5,4% |
Crítico | 57,4% | 51,4% |
Intermediário | 34,7% | 42,8% |
Adequado | 1,3% | 0,4% |
3º ANO
Estágio
| Roraima | |
2001 | 2003 | |
Muito Crítico | 5,2% | 5,6% |
Crítico | 77,2% | 77,9% |
Intermediário | 17,1% | 15,8% |
Adequado | 0,5% | 0,7% |