- 12 de novembro de 2024
O deputado estadual Raul Lima, 1º Secretário da Assembléia Legislativa de Roraima e presidente da Câmara Brasil-Venezuela de Industria e Comércio, participou em Brasília na última terça-feira (10/05) do fórum Cúpula América do Sul - Países Árabes,onde debateu o fortalecimento das relações fronteiriças com os paises vizinhos e os países que integram o Pacto Amazônico.
O parlamentar destacou que o fortalecimento da relação entre os países árabes e sul-americanos para a promoção da democracia e da paz mundial é de fundamental importância para a consolidação do relacionamento entre nações tão diferentes e de costumes tão distintos. "Essa cooperação contribuirá para que a voz dos países em desenvolvimento seja ouvida", disse Raul.
Ao participar de conversações com autoridades da Venezuela, Colômbia, Suriname, e República Cooperativista da Guiana, Raul disse que "o que move os líderes aqui presentes é a necessidade de fortalecer um espaço político que contribua para a construção de um mundo de paz, democracia e justiça social".
"Nós estamos agora num momento de evolução internacional sem precedentes, que deve frutificar com esse relacionamento mais estreito que está se construindo agora", disse Raul ao debater questões fronteiriças, sobretudo as que dizem respeito ao relacionamento de Roraima com os países vizinhos.
Em um seminário sobre "Como Investir na Venezuela", o deputado pode testemunhar o esforço do país vizinho em atrair investimentos estrangeiros. Mais uma vez foi focalizada a implantação em Puerto Ordaz, da Zona Franca Integral de Bolívar, em que o governo venezuelano está oferecendo condições estruturais e financiamento para empresas que desejem se instalar naquele pólo industrial.
Para Raul o esforço de integração só será recompensado se os países souberem transformar o desenvolvimento econômico em instrumentos eficazes para a diminuição das desigualdades sociais, para a promoção dos direitos humanos e para o aperfeiçoamento das instituições democráticas.
Raul aproveitou a ocasião para reforçar o apelo aos venezuelanos no sentido de que participem nos dias 23 e 24 deste mês, em Santa Elena de Uiarém, da reunião do Comitê de Assuntos Fronteiriços Brasil-Venezuela, onde vários assuntos do interesse direto dos estados de Roraima e Bolívar, assim como de questões fundamentais para a consolidação das relações de ambos ao países, estarão em pauta.
"Nós estamos agora num momento de evolução internacional sem precedentes, que deve frutificar com esse relacionamento mais estreito que estamos construindo aqui", disse.