- 12 de novembro de 2024
HOJE
A deputada Marília Pinto não gostou de nota publicada aqui na coluna dando conta do serviço que a construtora de seu marido está prestando na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. Serviço esse pago pelo governo do estado sem licitação pública.
ONTEM
Há pouco mais de seis meses, Marília ficava roxa de indignação com as enúncias sobre as licitações vencidas pelo empresário Audemar Carvalho de Souza, dono da Panificadora Pricumã, e que vendia tijolo e cimento para o governo do irmão Flamarion Portela.
RECEITA DE LUCRO
Receita de 110% de lucro líquido. Primeiro, apresenta-se emenda para uma obra. Depois vende-se o terreno de sua propriedade para a tal obra. Aí, contrata-se a própria construtora para tocar a obra no terreno que vendeu.
RECEITA DE LUCRO 2
Receita de 110% de lucro líquido, outra parte. Primeiro preside-se um partido e recebe o fundo partidário. Depois contrata-se e paga-se o programa político à produtora de sua propriedade. Terceiro, ainda pega os 10% de veiculação junto às TVs.
RECEITA DE LUCRO 3
Receita de 110% lucro líquido, mais uma parte. Primeiro apresenta-se projeto de plantação de chá. Depois pega-se mais uma empresa de sua propriedade para vender as mudas e cuidar do serviço de plantio. Aí, não fornece muda coisa nenhuma.
INOCENTADO
O ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero ficou famoso ao ser flagrado comentando antes de iniciar uma entrevista à TV Globo, que, "o bom a gente divulga. Notícia ruim a se esconde".
Em Roraima, um político acusado de fazer a festa no esquema dos gafanhotos teve nesta semana a denúncia arquivada pelo procurador geral de Justiça, Cláudio Fonteles, por "total falta de provas" que o comprometesse com a gafanhotagem.
A assessoria do político, por sua vez, entende que o arquivamento da denúncias não deve ser exposto, e se pensam que o assessorado teve algum envolvimento, "que continuem pensando".
INOCENTADO 2
Não será a Opinião Formada que vai melar o entendimento da assesssoria do político injustiçado, não é?
APARTE
O ex-presidente José Sarney, em aparte ao pronunciamento do senador Mozarildo Cavalcanti, contra a forma que a Raposa Serra do Sol foi homologada, fez um relato primoroso dos interesses que estão por trás de tantas demarcações de terras indígenas em Roraima.
SEM ESTUDOS
Sarney lamentou que as áreas indígenas que deveriam servir para a preservação de culturas indígenas e da melhoria de relações entre eles e a sociedade branca, estão servindo a interesses dispersos. "Nos últimos 20 anos, a Venezuela produziu três estudos profundos sobre como vivem os índios ianomamis. Os Estados Unidos, uma dezena. O Brasil, lamentavelmente, não há nada aprofundado em termos acadêmicos".
O TAL CACIQUE
Sarney foi além. Disse que numa visita a Roraima, foi surpreendido por um "cacique ianomami". "Mas como um cacique, se a cultura ianomami não há essa hierarquia de poder", disse o ex-presidente.
O tal cacique era o badalado David (em inglês) Kopenawa. Que vive perambulando no eixo Nova York, Londres, Paris e Roma.
BEM NA FOTO
Roraima está bem na foto. Tem um ministro recheado de denúncias de corrupção. A prefeita da capital não fica atrás em denúncias de fraudes e desvio de dinheiro público. O governo está perdido e ainda não disse a que veio. A bancada é enganada pelo Planalto e fica assim mesmo. Quem toma alguma posição são os índios. E os gafanhotos ainda existem, camuflados em outras folhas.
VENEZUELA
Por outro lado. Os entendimentos para relações mais próximas entre Roraima e a Venezuela estão caminhando a passos largos. O deputado Raul Lima tem mantido contato direto com as autoridades e empresários do país vizinho, que poderá se tornar no grande parceiro do estado.
LIBERTAÇÃO
Por falar em Raul Lima, ele está trabalhando junto ao governo venezuelano a libertação de outro grupo de garimpeiros brasileiros detidos.
CURTO E GROSSO
O ministro Márcio Tomás Bastos foi curto e grosso. Disse que a homologação da Raposa Serra do Sol "foi uma vitória do povo brasileiro". E que vai acabar com a grilagem em Roraima.
MAIS ATUAÇÃO
No Senado, Augusto Botelho e Wirlande da Luz, ainda estão devendo uma posição mais atuante. Quanto à homologação da Raposa Serra do Sol, também.