00:00:00

E-MAIL ABERTO: Nepotismo em Roraima

Apesar de ressurgir de como proposta de recuperação do Estado, a administração Ottomar de Sousa Pinto apresenta limitações precisas, principalmente entre os cargos de natureza política e os de natureza técnica.


Por  Antônio Matos

Apesar de ressurgir de como proposta de recuperação do Estado, a administração Ottomar de Sousa Pinto apresenta limitações precisas, principalmente entre os cargos de natureza política e os de natureza técnica. Verdadeira a ausência de uma política de recursos humanos. Fator impeditivo da construção de um perfil profissional para os cargos comissionados, criando espaço para a distribuição aleatória, arbitrária e clientelista desses cargos, favorecendo, inclusive, o arraigamento do nepotismo em nossa cultura política.

O número de cargos comissionados na Administração Estadual além de viabilizar a apropriação patrimonialista dos postos de trabalho, à revelia do sistema do mérito. Permite que ocorra um elevado grau de politização e aumento do chamado nepotismo, em todos o seus níveis, contrariamente ao desejo do povo.

No âmbito do poder da caneta Ottomar empregou nada menos que 12 perentes no Governo. Cargos de confiança em comissões permanentes e órgãos de primeiro e segundo escalão hoje são ocupados de maneira quase acintosa, cujas remunerações os tornam especialmente atraentes.

Há, portanto, uma clara distorção da forma como são considerados os cargos públicos pelo praticante do nepotismo: uma visão patrimonialista, personalista, como se o cargo fosse propriedade de quem dele dispõe para livre nomeação, e como se tal investidura não devesse observar os princípios da impessoalidade e moralidade.

A grande Família

Marluce Pinto - Mulher de Ottomar (Setrabes)

Evandro Moreira - Cunhado de Ottomar (Pres. Caer)

Licinha Pinto- Afilhada de Ottomar (Assessora Especial da CPL)

Otilia Pinto (Diretora da Codesaima)

Marisa Pinto - Filha de Ottomar (Adjunta da Saúde)

Fabian Herrera Munhoz - Genro de Ottomar (Diretor do HGR)

Cléber Filgueiras - Genro de Ottomar (empreiteiro muito prestigiado)

João Guerreiro Júnior - Genro de Evandro, cunhado de Ottomar (Pres. da Codesaima)

José de Anchieta Júnior - Sobrinho de Marluce (Sec. de Infraestrura, responsável pelo rateio das obras do Estado)

Antonio Brito Sobrinho - Já foi casado com uma sobrinha de Marluce, portanto é considerado da família (Preside a CPL do Estado)

João Félix Neto - Sobrinho de Ottomar (É Procurador Adjunto do Estado)

Major Ecildo Pinto - Irmão de Ottomar (Diretor de Pessoal do Detran-Roraima)

Gafanhotos no Governo

Aurelina Medeiros (Adjunta da Agricultura)

Sõnia Pereira Natrott (Pres. da CPL da Infraestrutura)

Rita de Cássia Pereira de Moraes (Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais)

Últimas Postagens