00:00:00

Indios fecham entrada para Uiramutã

Os indios fecharam a RR 202, estrada estadual bloqueando a entrada para o município de Uiramutã, dentro da Reserva Raposa Serra do Sol. A informação é que os indios não querem policiais federais transitando na região. Até agora não houve avanço nas negociações para liberar os federais presos.


Os indios fecharam a RR 202, estrada estadual bloqueando a entrada para o município de Uiramutã, dentro da Reserva Raposa Serra do Sol.  A informação é que os indios não querem policiais federais transitando na região. Até agora não houve avanço nas negociações para liberar os federais presos.

A segurança da Maloca do Flechal é feita por pelo menos 150 homens armados de arco e flecha. Entre mulheres e crianças, a população atual é de pouco mais de mil pessoas, incluindo os 750 que vivem na aldeia e os 300 que vieram reforçar o protesto. Caso haja necessidade, o tuxaua Lauro Barbosa afirma que pode mobilizar mais 500 indígenas de aldeias próximas ao Flechal.

A vigília é permanente. Os índios foram espalhados em pontos estratégicos da estrada e da mata, principalmente nas clareiras que podem servir de pista de pouso de helicópteros.

Segundo o tuxaua Altevir de Sousa, há informantes na sede do município de Uiramutã e por toda a região das serras. O objetivo é manter-se informado para evitar a surpresa em caso de tentativa de resgate dos agentes federais que estão em poder dos indígenas. Até as crianças foram armadas. Meninos de 12 anos portam arcos e flechas e se dizem prontos para a batalha.

Últimas Postagens