00:00:00

Wirlande quer mais investimentos no setor de saúde

Novo representante de Roraima no Senado tomou posse ontem e pretende se reunir em breve com os prefeitos do Interior. O médico Wirlande Santos da Luz (PMDB) foi empossado ontem no Senado, ocupando a vaga deixada pelo ministro Romero Jucá (Previdência Social). Esse será o seu primeiro mandato eletivo e terá como prioridade o setor de saúde pública em Roraima. Ex-secretário de Saúde de Boa Vista, o senador destacou que muitos avanços foram alcançados com o Programa Saúde da Família. "Atingimos 74% da população, atendendo dezenas de pessoas que não teriam acesso e assistência no modelo antigo", frisou.


Do Jornal BrasilNorte (www.brasilnorte.com.br)

IVO GALLINDO
Editoria de Política

O médico Wirlande Santos da Luz (PMDB) foi empossado ontem no Senado, ocupando a vaga deixada pelo ministro Romero Jucá (Previdência Social). Esse será o seu primeiro mandato eletivo e terá como prioridade o setor de saúde pública em Roraima.
Ex-secretário de Saúde de Boa Vista, o senador destacou que muitos avanços foram alcançados com o Programa Saúde da Família. "Atingimos 74% da população, atendendo dezenas de pessoas que não teriam acesso e assistência no modelo antigo", frisou.

A saúde básica a cargo dos municípios, segundo Wirlande da Luz, terá um enfoque maior em sua atuação no Congresso, partindo dos resultados positivos obtidos em Boa Vista. O peemedebista quer identificar a realidade do setor nas 14 cidades do Interior.
Esse será um de seus desafios. O senador reconheceu que agora terá que ampliar a abrangência do seu trabalho, antes restrito a Boa Vista, onde estava na terceira gestão como secretário de Saúde. Acredita, todavia, que a sua experiência será favorável.

Wirlande da Luz pretende se reunir em breve com os prefeitos e discutir as prioridades de cada município. Também deseja manter uma relação estreita com o Governo do Estado. "Vamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população", disse.
Uma das dificuldades no setor de saúde, relatou o congressista, reside na falta de profissionais especializados. Muitos não têm interesse em morar no Estado. Apontou como saída o incremento de investimento no curso de medicina da Universidade Federal de Roraima. 

Social
O empossado faz parte da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, outro segmento que dará atenção especial. Não poupou elogios aos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Boa Vista, deixando evidente que serão referência em suas ações.

Fundiário
O senador opinou que a solução do impasse fundiário de Roraima, inserindo a problemática de demarcações de terras indígenas, depende da continuidade do trabalho conjunto da bancada federal. "É uma discussão ampla e complexa", resumiu Wirlande da Luz.

Últimas Postagens