- 20 de agosto de 2025
Por Daniella Assunção Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos usuários da via (motoristas e pedestres), mas na prática não é o que vem acontecendo, pelo menos em Boa Vista. Daí, a cidade ser apontada como campeão nacional em mortes de trânsito. A falta de uma sinalização e uma fiscalização mais rígida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Trânsito, colocam diariamente em risco, a vida de motoristas e pedestres, como aconteceu no último sábado (23) quando um táxi lotação parou no lugar onde antes era a antiga passarela, causando um acidente com um policial que trafegava pelo Centro Cívico. A Empresa Municipal de Habitação e Urbanismo-Emhur proibiu os táxis lotação e convencional de embarcarem passageiros em qualquer ponto do Centro Cívico, mas o Dmtran (órgão responsável pelo trânsito de Boa Vista) não colocou placas proibindo a parada desses táxis. Muitas vezes somos multados por erro dos órgãos públicos, devido à uma sinalização ineficiente, incorrera ou irreal , exemplo disso é a Praça do Centro Cívico. Em frente ao Palácio da Cultura não há uma sinalização indicando onde motos e carros devem estacionar, como ocorre na avenida Ville Roy. Outro exemplo, são as rampas que dão acesso ao prédio da Caixa Econômica, no local de passagem de usuários de cadeira de roda, carros e motos obstruem a passagem de Muitas vezes, esses usuários tem que dividir sua passagem com comerciantes que expõem suas mercadorias, justamente na passagem, e ciclistas que prendem suas bicicletas no corre-mão da rampa, pois ali não existem uma sinalização tanto horizontal como vertical, indicando ou advertindo sobre a não obstrução dessa passagem. "Uma vez fiquei cerca de meia hora, esperando que os proprietários retirassem seus carros e motos, que estavam estacionados justamente nas duas passagem" reclamou Edílson Aguiar, Presidente da Associação dos Esportes Adaptados de Roraima. Já para a comerciante Soraya Nunes, a reclamação são dos entulhos e a presença constante de caixas que impendem a passagem pela calçada. "Muitas vezes que preciso me dirigir a CEF, tenho que ir pela rua, pois andar na calçada é praticamente impossível, sempre tem um monte de barro, restos de madeiras e pedras. Se tenho que ir pela rua, a atenção é dobrada pois corro o risco de ser atropelada" disse. Observado que se tratava de uma entrevista, a aposentada Maria das Graças Peixoto, se aproximou e aproveitou para reclamar das bicicletas que estavam presas ao corre-mão das rampas. "Mês passado eu vim receber a minha aposentadoria, como estava chovendo escorreguei, tentei me apoiar no corre-mão, mas como não tinha onde me segurar, acabei caindo no chão. Até hoje a minha perna está desse jeito, olha só", disse dona Maria mostrando o hematoma . Sempre que for necessário, o uso da sinalização deve seguir criteriosamente uma padronização prevista (vide art. 80 do CTB e mais aprofundadamente a Resolução 599/82 do Contran. Esse artigo é claro ao dizer que a sinalização deve estar visível e legível, de dia ou de noite e em distância compatível com a segurança do trânsito e caso isto não aconteça, nenhuma via pode estar aberta ao tráfego se ainda não estiver perfeitamente sinalizada. MPE Segundo o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor e Cidadania de Boa Vista, Dr. Ullisses Moroni, foi feito um levantamento fotográfico nos principais órgãos públicos como a CEF, Correios e Palácio da Cultura, através de uma Instauração de Procedimento de Investigação Preliminar- PIP, onde há uma sinalização ineficiente. " O próximo passo será a recomendação à Chefe do Poder Executivo local que providencie a normatização da sinalização" informou. PMBV Conforme solicitação da assessoria de comunicação da PMBV o site Fontebrasil, qualquer informação só poderia ser obtida através do e-mail do site Boavista on line, no link "este é um espaço para cidadania". Tendo em vista a essa solicitação, o Fontebrasil tentou entrar em contato com a PMBV para saber quais seriam as providencias a serem tomadas, para por um fim a mais esse impasse. Mas até a conclusão desta matéria, o Boavista on line não deu nenhum retorno.