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MEC abre 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva


O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer 1,25 milhão de vagas para um curso voltado à educação especial com foco na inclusão, visando a formação de professores.

A partir desta segunda-feira (21), os professores interessados poderão se inscrever para as primeiras 250 mil vagas por meio dos sites de 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgará a lista dessas instituições.

O curso, que será oferecido online, é destinado a educadores da educação básica, com o objetivo de aprimorar suas práticas pedagógicas nas escolas.

Ao final da formação, os professores estarão capacitados para desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades educacionais de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Censo Escolar 2023 indica que 1,5 milhão de estudantes da educação especial estão matriculados em classes regulares da rede pública de educação básica.

Formação As aulas do curso de educação inclusiva estão programadas para começar em março de 2025, com uma carga horária total de 120 horas.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), será responsável pela oferta do curso.

Após a inscrição em uma das 50 instituições participantes, o curso será realizado na modalidade à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes. O objetivo da plataforma é expandir e democratizar o acesso à formação em todo o Brasil.

A formação, desenvolvida por especialistas, será dividida em quatro módulos:

  • Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
  • Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
  • Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
  • Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

Segundo o MEC, cada módulo contará com a leitura de materiais didáticos, atividades interativas com tutores, e relatos de experiências práticas, além de observação e reflexão sobre as metodologias aplicadas.

A avaliação dos participantes será baseada na elaboração de textos, recursos pedagógicos e projetos desenvolvidos ao longo do curso.

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