CONSELHOS DO ORÁCULO (6)
JOBIS PODOSAN
- Em todas as criaturas humanas o criador colocou a gota de gota de luz que nos assemelha a Ele e nos dá a possibilidade de agir como Ele, em momentos de suprema bondade. Todos nós podemos brilhar a centelha divina que em nós reside. Mas o Criador nos impôs uma restrição chamada livre arbítrio pelo qual nos aproximamos ou nos distanciamos Dele. Podemos, por escolhas nossas, brilhar a nossa própria luz ou ser mero reflexo da luz dos outros. Podemos brilhar como planetas ou refletir luz como satélites. Neste último caso brilhamos a luz que não é nossa, que é sempre pálida e opaca, como a luz da lua. Quando abdicamos de brilhar, refletimos a luz alheia. Nenhum de nós tem o direito de subjugar os outros em nome próprio, nascemos para nos ajudar mutuamente a encontrar o caminho que facilite a nossa trajetória. Quando um homem guia outros homens em nome próprio os leva à ruína. Quando um homem abdica de si mesmo apenas para seguir a outro cede sua dignidade e aliena o seu livre arbítrio. O pensamento que se soma a outro, fortalece os pensantes; a atitude de seguir sem pensar por si mesmo anula aos dois.
- Os fracassados têm sempre o argumento da igualdade a seu favor para puxarem aqueles que, pelo mérito, conseguiram subir. Desiguale-se pelo esforço e estabeleça seus próprios limites. A vida é como uma escada, você se posiciona no degrau que sua capacidade permitir. Vise ao topo e deixe o rodapé para os fracassados que só reclamam contra os que sobem e querem subir com o esforço alheio.
- A gente já nasce com o chip do fracasso. A luta da vida consiste em inverter essa expectativa. Os que nascem em casa ricas e abastadas quebram ochip lutando para não chegar a pobreza. Os que nascem em casa pobres, quebram o chip escapando da pobreza para alcançar a riqueza. As tarefas de ambos são difíceis e exigem esforço.
- Quando formos todos iguais morreremos todos de fome, pois não haverá mais ninguém para pensar e produzir para que certos espertalhões só pensem em distribuir o que não pensaram e não produziram. Não reclame da riqueza dos outros, lute para obter a sua. Quando todos pararem de produzir e se dedicarem a criar associações para tomar os bens dos que produzem, chegará o dia em que não haverá nada a distribuir, pois reclamar não produz melancias ou ovos.
- Alguns se aliam aos propósitos de Deus para vencerem as eleições. E vencem, depois de muita luta e palavras de ordem como ética e moralidade na vida pública. Mas, como não se pode governar – segundo a doutrina da governabilidade vigente no Brasil – com anjos, arcanjos querubins e serafins, o governante eleito vai buscar, no inferno da política, aqueles que outrora condenava, xingava e excretava em cima. Depois, o governante afaga esses biltres e os livra das labaredas infernais, sem se incomodar com a quentura nem com o odor de enxofre que deles emana, enfim, sem tê-lo lido ou o tendo esquecido, o governante aplica o ensinamento de Maquiavel: o fim justifica os meios.
6.Todas as pessoas, pelos dramas que cada um de nós vive, são, silenciosamente, solidárias com o nosso sofrimento. Chamamos amigos àqueles que expressam essa solidariedade e oferecem sua ajuda desinteressada. São indiferentes as pessoas que só se preocupam com os outros quando precisam de ajuda para si mesmos. Quanto mais indiferentes, pior o povo e o país onde vivem.
7. A melhor ajuda é aquela que leva o ajudado a se desenvolver e não aquele que leva à dependência. Dependente não pode ser feliz, senão quando é incapaz e necessita de assistência e amor diário. As pessoas válidas devem ser independentes, até para ajudar àqueles não possam fazê-lo sozinhos.
- Alguns dizem: cuidado com os falsos amigos. Eu, porém, digo: os falsos amigos precisam de ajuda, pois, nenhum mal podem nos fazer, se não consentirmos. Seja bom com todos. Os verdadeiros continuarão verdadeiros. Quem sabe você não converte alguns falsos?
- Nunca peça a Deus que lhe consiga as coisas que você quer. Nem a Deus nem a ninguém. As coisas que você quer é você quem as consegue. Peça a Deus que lhe conceda aquilo que você está lutando pra conseguir. Sendo você merecedor, Ele lhe concede, pois tudo é Dele. O antes, o durante e o depois. Sua vida acontece no durante. Esse é o momento da luta para conseguir as coisas que você pretende conseguir. Sua vida terrena é o seu durante, quando a matéria está animada, o resto é o seu mundo espiritual, seu tempo de colher.
- A arte da vida consiste em se desigualar respeitando os que ficaram em baixo, iguais. Prefira estar entre ao que dão motivos às criticas do que entre os que somente criticam e lamentam. Não olhe para os vencidos com a soberba dos idiotas, mas com a compaixão dos generosos.