- 19 de novembro de 2024
Ponha-se em movimento
JOBIS PODOSAN
Quem espera, nunca alcança, por isto mesmo ponha-se em movimento. Há muitos ditos populares que direcionam para o fracasso quando tomados ao pé da letra. Alcançar esperando é um deles. Só esperar não basta. Se você quer alcançar, não espere, vá. Se você quer esperar, aja primeiro e espere depois. Procure estar entre os melhores somente depois da disputa e não antes, presumindo-se superior e merecedor. A vitória pressupõe a luta. Vitória sem luta é vitória enganosa, aparente. Só a conquista valoriza a vitória.
As vitórias pessoais dependem unicamente de você. Lute para ser o melhor, mas, se for vencido, aplauda o vencedor. Você é problema seu. Se você não está em nenhum grupo vulnerável (pobreza extrema, deficiência física ou mental insuperável, analfabetismo, doença incurável, precocidade, senilidade), mexa-se. Pare de atribuir aos outros os seus problemas. Pessoas válidas constituem a maior riqueza de qualquer nação. De nada vale um território abundante de riqueza se o povo é fraco, se não acredita em si mesmo. Veja-se o caso do Brasil. Talvez não exista nenhum país no mundo com um território mais rico que o brasileiro. Analisando-se por quaisquer aspectos: clima, relevo, vegetação, solo, subsolo, terras férteis, água doce e salgada em abundância, ausência de terremotos, maremotos, tufões, ciclones, tudo nos foi dado. E nós, o que fazemos com tudo isso? Entregamos ao primeiro que aparece. Entregamos o cacau, a borracha, o café, as estatais, a Amazônia, os jogadores de futebol, até a nossa personalidade entregamos. Desnacionalizamo-nos. Somos estrangeiros no nosso próprio país. Diz o cartaz na Avenida: “50% sale”, anunciando a iletrados em português, a liquidação em inglês. Entregamo-nos voluntariamente. E, pior, nos orgulhamos disso.
Enquanto não resolvermos o “eu”, não poderemos resolver o “nós”. Não há o “nós” sem o “eu”. Resolvendo, cada um, a nossa vida, estaremos resolvendo um pouco a dos outros. Se eu me resolvo, lhe resolvo. Cada cidadão que se resolve, é um problema a menos a resolver. Um grupo grande de resolvidos é um grupo forte para resolver os problemas da rua, do bairro, da cidade, do Município, do Estado, do País. Esse grupo, constituído pela força conjunta, agirá como varas de um feixe: considerados isoladamente, podem ser quebrados, mas em conjunto são inquebrantáveis, invencíveis, constituirá a força ativa do desenvolvimento é, enfim, a força economicamente ativa, que produz, enriquece, alimenta, compra, vende, exporta, importa, resolve.
Os israelenses vivem numa região desértica, quase sem água, num território minúsculo. Os japoneses vivem numa ilha, em casas de vinte e cinco, trinta, metros quadrados. Os beduínos vivem no deserto, os esquimós no gelo. O mundo das tragédias não afeta o Brasil em nada, nossa tragédia somos nós mesmos, que negligenciamos a nossa força individual e queremos receber tudo de mão-beijada. Estamos no paraíso e temos inveja do inferno. No dia que nos tomarem tudo e nos escravizarem, reclamaremos, depois de roubados. Procuraremos algum governante para pormos a culpa, o acharemos e tranqüilizaremos as nossas consciências, afinal a culpa não foi nossa.
Vivemos num país no qual nada precisa ser transformado radicalmente para que tenhamos tudo. Enquanto grande parte dos países necessita de transformações profundas, nós só precisamos de adaptações, aqui e ali, para sermos felizes. Mas por que não realizamos essas adaptações? Falta de crença em nós mesmos e facilidades ofertadas por governantes sem escrúpulos que querem resolver o seu “eu”, no campo do “nós”. Governantes que atuam no campo público pretendendo resolver problemas privados, enfraquecendo a moral, baqueando o cidadão. Todos os povos que progridem têm uma crença, religiosa ou cívica ou econômica, que conduz ao sucesso, que impulsiona para o futuro, formando cidadãos de gabarito e não pedintes miseráveis. É a crença no querer que faz o poder. Quem acreditar, realiza; quem esperar, fracassa. A espera é contra o movimento, a ação é a favor. Quem age, se movimenta; quem se movimenta, consegue. A regra é: fixar um objetivo e agir. Quando se age, realiza-se um movimento; quando se realiza um movimento, se progride; quando se progride, vence-se.
Não espere que ninguém sonhe por você; não espere que ninguém resolva o seu sonho; não espere que o tempo lhe leve à felicidade. A única coisa que chega da espera é o fracasso. Para se fracassar não é necessário fazer nada, basta esperar. A felicidade exige ação, determinação, crença coletiva e individual, a escolha dos exemplos corretos, a humildade de não se julgar maior que os outros, mas a altivez de não se julgar inferior a ninguém. Somos iguais, o que nos diferencia é a ação, o movimento.
Às vezes ficamos ruminando pequenos fracassos e não seguimos em frente, ficamos procurando culpados. Nós vivemos a vida em sua inteireza, em sua plenitude. O bom e o ruim são nossos. Tudo o que colhemos são frutos das nossas escolhas. Ser infeliz é pretender atribuir a outras pessoas a responsabilidade pelas nossas escolhas. Tudo o que colhemos são frutos da nossa plantação, os bons e os ruins. Não podemos seletivamente dizer: tudo de bom que me aconteceu é fruto somente do meu esforço! É mentira. Pessoas ajudam nas nossas vitórias. E nem podemos dizer que tudo de ruim é culpa dos outros. Não. É tudo obra sua. Os outros nos ajudam a vencer e colaboram com o nosso fracasso. Mas a decisão de vencer ou fracassar é sempre sua. As pessoas certas nos empurram par a frente. As pessoas erradas no levam ao precipício. Mas ambas, as certas e as erradas, são escolhas suas. Escolhas que a vida nos permite mudar, basta que queiramos. Só não atribua o seu futuro à espera de bolsas, que são cargas de burrice e de infelicidades. No fim, nada fica, porque nada transformador foi acrescentado. Um ou outro vai escapar, porque vai transformar o grão de milho num milharal. Mas, estes, iriam de qualquer forma, por que quem tem ou desenvolve a força interior, nasça onde nascer, transforma a lama em barro, o barro em tijolos, os tijolos em edifícios e os edifícios, em conglomerados, enfim, constrói seu caminho para o sucesso.
Por fim, observem-se os exemplos que os corruptos estão nos dando. Pelo lado negativo estão nos roubando, mas não podemos esquecer que eles nos dão migalhas do que roubam de nós mesmos para que nós os elejamos para continuar nos roubando. Mas tem um lado positivo: quem de nós quer ser um miserável desses que estão carregados do ouro alheio e não podem sequer olhar a luz do sol? Vai chegar o dia no qual eles próprios se delatarão somente para poder andar na rua e não serem apupados. Mas não espere por eles, faça-se por você e eles cairão por eles mesmos. São meros sepulcros caiados, a podridão está dentro da capa reluzente. Um dia o odor escapa.
Tudo que vem da espera é fracasso. Tudo que nasce da ação produtiva é caminho para a vitória.
As máximas da vida moderna são a impermanência e a mudança.
Ponha-se em movimento.