O perdão não se confunde com o mero pedido desculpas. Este é fugaz e se caracteriza por ser regra de boa educação e convivência, facilitando os relacionamentos interpessoais. O perdão é mais profundo, é incondicional, não se confunde com afeto. Perdoa-se a quem se ama e a quem não se ama, perdoa-se, principalmente, a quem nos odeia ou nos fez o mal. O perdão é uma reconciliação consigo mesmo e com os outros. Perdoar é ir além da vingança ou até mesmo da justiça. O perdão pode não atingir imediatamente o perdoado ou este pode até desdenhar do perdão, mas é um bálsamo para quem perdoa. O perdão afoga o ódio no amor e nele converte-se, faz desaparecer as mágoas, alivia o espírito, restabelece a saúde do corpo físico, difunde a ideia do bem, transforma o agressor de hoje talvez no benfeitor de amanhã. O perdão não se dirige ao corpo físico, mas ao espírito, já que aquele perecerá independentemente do perdão. O corpo físico não carece de perdão, mas de médico e remédio.
Os dias se perdem um após o outro, de tal maneira que as ideias da véspera perdem-se no dia seguinte. Por isto nossa existência só tem sentido quando você tem muitas ideias e muitos sonhos. Ideias que se perdem e sonhos que não se realizam, porque tanto ideias quanto sonhos, não se realizam na sua totalidade, mas em pequenas porções que dão a doçura da vida. Por isto, tenha ideias e sonhos e persiga sua realizações, mesmo sabendo que muitos se perderão no caminho.
Nenhuma dor é eterna, senão Deus não existiria, porque Ele perdoa sempre. E o perdão ameniza ou elimina a dor.
A dor é apenas uma barreira que tenta conter a felicidade, às vezes até valoriza esta.
O mal é sempre uma visão distorcida do bem. Mesmo quando o livre arbítrio faz uma pessoa agir buscando intencionalmente o mal de outra, o que ele quer é uma forma de bem para si mesmo ou para outrem. Mas a lei de causa e efeito torna esse bem pretendido ineficaz, pois não é possível extrair-se o bem da prática do mal: o bem só nasce do bem. É por isto que a vingança é vazia, pois não sacia de justiça o vingador.
Enquanto seres imperfeitos podemos apenas buscar a perfeição, sem nunca encontrá-la: esta é a nossa humanidade. Ser imperfeito é a nossa perfeição. Buscar a perfeição é o nosso objetivo permanente e o caminho é a pratica do bem. Um dia, ao evoluirmos bastante, seremos perfeitos, mas em um plano diferente da terra.
Evite a rotina, a solidão, a ansiedade e o medo, eles são fontes de depressão. Embora presentes na vida de todos nós, tais sentimentos, podem até ser benéficos em certa medida, mas são deletérios quando se tornam uma só ideia.
A melhor maneira de se vingar dos perseguidores é ser feliz, apesar deles. Todavia, melhor ainda, é ajudá-los também a serem felizes.
A sabedoria só é conquistada pela experiência, às vezes com dores lancinantes.
A independência exige ação independente. A vida é um conjunto de fins e meios. Quando você escolhe os fins deve buscar os meios para alcançá-los. Os sonhos são realizações pessoais. Não procure, nos outros, a realização dos seus sonhos. Não proclame a sua independência quando você vive da dependência dos outros.