- 19 de novembro de 2024
"Operação Curaretinga IX" na fronteira
Por G1 RR
O Exército Brasileiro deu início à 'Operação Curaretinga IX' com o objetivo de combater atos ilícitos em toda extensão da fronteira e crimes ambientais em Roraima. Além da fiscalização, o Exército realiza a partir desta segunda-feira (27) serviços cívico-sociais , que consistem em atendimento médico, odontológico e hospitalar às comunidades onde a operação atua.
As ações da operação, que são coordenadas pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva, se iniciaram na quinta-feira (23) e seguem por tempo indeteminado.
Já os serviços cívico-sociais serão realizados até o dia 31 e deverão beneficiar os moradores dos municípios do Bonfim, Uiramutã, Normandia e as regiões do Surucucu e Auaris, bem como o Norte da BR-174 e a região Sul do estado.
Em menos de uma semana, já foram apreendidos 755 peças de roupas, produtos de descaminho, 260 litros de óleo para motor, 55 litros de gasolina, 7m³ de madeira e um motosserra sem a devida documentação.
A operção conta com o efetivo de mais 800 militares e ocorre em parceria com 27 instituições de diferentes esferas, são elas: Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR), Ibama, Agência Brasileira de inteligência, Funai, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Distrito Sanitário Especial Indígena – Leste (DSEI-Leste), Distrito Sanitário Especial Indígena – Yanomami (DSEI-Yanomami), Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) , Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Senac, Sesc, Sesi, Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), Secretaria de Saúde (Sesau), Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Força Áerea Brasileira (FAB) e Faculdade Cathedral.