- 19 de novembro de 2024
Jacarés no meio do temporal
AManaus - As fortes chuvas que cairam sobre a cidade de Manaus na manhã desta terça-feira, 27, assustou moradores, destruiu casas, provociou a morte de quatro pessoas e, com os igarapés transbordando, moradores acabaram por capturar dois jacarés de aproximadamente um metro e meio que tentavam fugir do cerco dos transuentes, principalmente no igarapé do 40, que transbordou;
O igarapé transbordando por conta da chuva, os dois animais acabaram sendo capturados pelos moradores, que os amarraram. Os jacarés despertaram a curiosidade de moradores, principalmente das crianças, que foram ver de perto os animais.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) chegou a ir ao local para tentar resgatar os animais, mas ao chegar ao local foi informado de que os próprios moradores devolveram os animais para o igarapé.
Diversas ocorrências foram registradas em Manaus por conta da forte chuva. O Corpo de Bombeiros do Amazonas foi acionado para 7 pontos de alagamento em toda a cidade, por meio do número 193.
Ainda segundo a corporação, das 7 ocorrências, 5 são apenas registros de que as águas estão inundando as casas, mas, conforme os próprios solicitantes, não há riscos e nem perigo de morte.
A assessoria do Corpo de Bombeiros disse estar recebendo várias ligações sobre inundações, mas essas ocorrências estão sendo repassadas para a Defesa Civil Municipal por meio do número 199.
A Defesa Civil do Município confirmou que diversas ocorrências estão chegando a todo o momento. Alagações foram registradas nas ruas Duque de Caxias, na Cachoeirinha; Pinheiro, loteamento José Bonifácio, na Zona Norte; Copaíba, na comunidade Ouro Verde, na Zona Leste; e rua 1, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Zona Norte.
Também foram registrados deslizamentos de barranco na avenida Grande Circular, no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte; e na rua Rio Juruá, no loteamento Novo Reino, na Zona Leste. Na rua Jutaí, no Jorge Teixeira, na Zona Leste, houve o desabamento de um muro.
Na rua Beira Rio, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, há o registro do desabamento de três casas. A Defesa Civil de Manaus disse que há vítimas soterradas.
Condutores tiveram dificuldades de passar pela passagem subterrânea na av. Djalma Batista com a av. Darcy Vargas, na Zona Centro-Sul.