00:00:00

Manifestações

Manifestantes ocupam o campus da UFRR durante o dia desta 6ª feira.


Greve geral à vista 
 
Dando continuidade às manifestações para combater os ataques do governo que pretende retirar direitos conquistados e garantidos pela Constituição, manifestantes, entre eles, estudantes, trabalhadores, sindalistas e comunidade em geral vão ocupar a Universidade Federal de Roraima, como forma de protesto a partir das 7h até 22h. 
Estão sendo intensificadas em todo o Brasil, movimentos de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos. A pauta dessas mobilizações é: contra a PEC 55 (antiga 241), em defesa da saúde e educação; contra a Reforma do Ensino Médio, por um ensino de qualidade; contra a Reforma Trabalhista, em defesa dos direitos dos trabalhadores; contra a Reforma da Previdência, em defesa da aposentadoria; contra a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial.
A mobilização de amanhã, 25 de novembro, é mais um passo para a construção de uma ampla unidade rumo à construção da Greve Geral.  Marca o início da greve nacional docente, reforça a greve dos Institutos Federais, dos técnicos administrativos, as ocupações das escolas secundaristas e das universidades, além de diversos movimentos de luta, organizados pela classe trabalhadora. “A única forma de barrar os ataques promovidos pelo governo é a unidade entre todos. É hora de intensificar as mobilizações rumo à construção da Greve Geral”, informou a presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFRR, Sandra Buenafuente. 
De acordo a presidente, em Roraima, movimentos sociais, estudantil, sindicatos e centrais sindicais integram a mobilização nacional, principalmente, contra a PEC55/2016 (ex-PEC241) e Reforma do Ensino Médio. As parcelas mais pobres da população vão pagar a conta do “ajuste”, ao mesmo tempo em que os ganhos de renda do capital serão preservados. “Venha participar de uma ampla discussão sobre os impactos do congelamento dos recursos por 20 anos, na área da saúde, educação, moradia e nos movimentos sociais organizados”, comentou Sandra. 
Confira a programação (25/11) -
7h – Panfletagem:  Entrada da UFRR do Jardim Floresta
8h – Concentração: estacionamento do RU (Restaurante Universitário) 
Passagem nos blocos para chamada de professores e alunos
9h às 11h - Rodas de Conversas no contexto da PEC55/2016 (1. Universidade Popular e movimento estudantil  2. O papel das centrais sindicais e a luta contra retirada de direitos; 3. A mídia e os movimentos sociais; 4. Cultura e Identidade; 5. Relevância social de projetos de pesquisa, extensão e ensino; e  6. Projeto classista e democrático de Educação) 
11h - Romaria à Reitoria para entrega de documentos: solicitando o posicionamento do Conselho Universitário sobre a PEC 55 e a ampliação do horário do RU
12h às 14h - Almoço solidário e exibição de filmes
14h - Pintura de faixas 
15h - Questão dos refugiados venezuelanos 
16h - Questão da Moradia e o movimento do MTST
17h - O impacto da PEC 55 na vida das mulheres 
18h às 20h - Debate sobre as questões socioeconômicas relacionadas à PEC55
20h às 22h - MP do ensino médio, greve e movimentos de ocupação 

 

Últimas Postagens