- 19 de novembro de 2024
Curare e Mesa Brasil
Durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 17, na 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), a Operação Curare VII foi anunciada com suas áreas de atuação, serviços prestados e entidades parceiras. Na oportunidade Andréa Magnavacca, diretora do Sesc Roraima, representou a instituição que atuará com serviços de saúde e educação por meio da unidade móvel Odonto Sesc e oficinas de artesanato.
Atendimentos odontológicos como exodontia, restauração, profilaxia e aplicação de flúor serão realizados em comunidades indígenas da região do município de Bonfim. Além disso, a equipe do Odonto Sesc ministrará palestras de higiene bucal e escovação com distribuição de kits (escova e creme dental). Já na região do Uiramutã, o Sesc promoverá uma alternativa de geração de emprego e renda, através de oficinas de artesanato, valorizando e preservando a cultura regional.
"É com satisfação que atendemos ao convite. Levar nossos serviços como saúde e educação é conquistar melhores condições de vida entre crianças, adultos e idosos. O bem estar social é uma característica marcante do Sesc, por isso estamos à disposição para juntos levaremos mais esperança e desenvolvimento as famílias assistidas", afirmou Ademir dos Santos, presidente do Sesc Roraima.
De acordo com o comandante da 1ª Bda Inf Sl, Polsin, as instituições envolvidas são comprometidas em fazer o bem, motivo que contribuirá com todas as ações. "Posso afiançar que este apoio é fundamental, o Sistema S desenvolve um trabalho constante na vida das pessoas. A vontade de fazer o bem está presente em todos que participam desta operação, acredito que juntos somos mais fortes", afirmou Polsin.
Andréa Magnavacca, diretora do Sesc Roraima, relata que a previsão é de 500 atendimentos entre serviços odontológicos, de educação e saúde. Ressalta que para as oficinas, um levantamento prévio foi feito para identificar materiais e itens dentro da comunidade, respeitando assim suas possibilidades e cultura local, as oficinas serão um auxílio para que possam ter outras possibilidades de geração de renda.
Operação Curare VII
A finalidade é realizar patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais da faixa de fronteira, realizar bloqueios nas estradas e rios do estado, bem como proteger o meio ambiente através da coação a ilícitos ambientais, além de promover ações de saúde em comunidades indígenas, oferecendo atendimento médico, odontológico e veterinário, por meio das Ações Cívico Sociais (ACISO).
Parcerias
Participam da operação entidades como: Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Roraima (MPE), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Brasileira de inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar de Roraima (PMRR), Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI/Leste), Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI/Yanomami), Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social da Indústria (SESI), Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES), Secretaria Estadual de Saude (SESAU) e Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
Mesa Brasil distribui frutas, legumes e cereais para instituições cadastradas
Nesta última sexta-feira, o Mesa Brasil recebeu da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Cooperativa dos Cinco Pólos (Copercinco), frutas, legumes e cereais. Os alimentos foram que repassados para 14 creches cadastradas no programa e para a Diocese Roraima.
"A intenção é complementar a alimentação dos que mais precisam. O programa atende diversas famílias de baixa renda, creches, associações de bairro e em especial algumas vilas afastadas da capital. É gratificante ver a importância e a diferença que o Mesa Brasil pode fazer. Estamos diminuindo a fome, tornando as pessoas mais felizes e mais saudáveis, inserindo alimentos selecionados", disse Juliana Leite, nutricionista do Mesa Brasil.
Mesa Brasil
O Programa Mesa Brasil é lançado em todos os estados brasileiros para combater o desperdício de alimentos e minimizar a fome. Implantado no estado Roraima em setembro de 2003, o programa atua como um agente coletor em empresas do ramo, para repassar às instituições cadastradas.
Interessados podem contribuir com o Mesa Brasil através do trabalho voluntariado em ações educativas e/ou com doações por meio de centrais de distribuição, supermercados, armazéns, padarias, indústrias, empresas de logísticas, postos de combustível, instituições e associações que possam contribuir no desenvolvimento de serviços referentes à sua área de atuação.