- 19 de novembro de 2024
Jucá vê biocombustível
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) visitou a plantação de palma de óleo (dendê) destinada à geração de biocombustível. O empreendimento é coordenado pela Palmaplan, subsidiária da Oleoplan, empresa do Rio Grande do Sul, que se instalou na vila Equador, município de Rorainópolis (RR).
Para o senador Jucá, que acompanha o projeto desde a sua implantação há quatro anos, o cultivo do dendê é uma prova do potencial agrícola do estado. “A área de cerrado em Roraima tem muito potencial para cultivo de várias espécies. Este projeto é integrado com outras culturas e está gerando emprego e renda para a região. A nossa expectativa é que daqui há alguns anos estaremos gerando biocombustível”, disse o senador.
Para o gerente de operações agrícolas da empresa, Samir Piccoli, o estado possui todas as condições para o cultivo da palma de óleo. “Pelas questões climáticas e extensões de áreas. A grande preocupação da empresa é promover o desenvolvimento sustentável plantando somente em lugares que foram pastos. Portanto, não há desmatamento da floresta nativa”, disse Piccoli.
A empresa plantou 2 mil hectares e possui mais 400 hectares em parceria com 50 famílias que pertencem ao programa da agricultura familiar. A atuação da empresa na região gera 160 empregos diretos e expectativa que no próximo ano comece o período de beneficiamento da palma de óleo gerando mais de 360 empregos e fomentando a economia do município.