- 19 de novembro de 2024
Furlan no Pleno do TRE
Em sessão extraordinária a ser realizada nesta quinta-feira (29/09), às 15 horas, Rodrigo Cardoso Furlan irá tomar posse como juiz substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), na classe Juiz de Direito, para o biênio 2016/2018.
Conforme o artigo 120, da Constituição Federal, o TRE é composto por sete membros, escolhidos mediante eleição, pelo voto secreto, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo.
Compõem ainda a Corte Eleitoral, por nomeação, pelo Presidente da República, dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça. De acordo com a Constituição, o TRE elege seu presidente e vice-presidente dentre os desembargadores.
Atualmente, o Pleno do TRE-RR tem a seguinte composição: desembargador Mauro Campello (presidente), desembargadora Elaine Bianchi (vice-presidente/corregedora), juiz de direito Jésus Rodrigues do Nascimento, juiz federal Diego Oliveira, juiz de direito Alexandre Magno e advogada Rozane Ignácio (jurista).
Curriculum
Rodrigo Cardoso Furlan, formado em Direito pela PUC do Paraná em 1997, tomou posse como Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Roraima - TJRR em 2001 e como Professor de Direito na UFRR em 2002, Mestre em Economia em 2010 e Doutor em Ciência Política em 2014 pela UFRGS. Foi juiz eleitoral nos municípios em Alto Alegre e em Boa Vista, nas eleições de 2004, 2006, 2008 e 2012. Atualmente é Juiz Titular da 1ª Vara Cível de Competência Residual.