00:00:00

Desportos

CBDU convida equipe africana a participar da etapa nacional dos JUBs.


Equipe africana nos JUBs

Os intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que participaram da etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), foram convidados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para participar da etapa nacional da competição. A etapa nacional dos JUBs ocorrerá em Cuiabá (MT), de 2 a 13 de novembro. A participação nos JUBs de uma equipe formada 100% por intercambistas é inédita. 

O convite foi feito para a presidente da Federação Universitária de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, que desde junho é membro do Departamento de Igualdade de Gêneros da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu) América. “Durante a etapa estadual dos JUBs achei fantástica a participação dos intercambistas africanos. Logo informei a CBDU e a Fisu América dessa integração e eles prontamente decidiram convocar a presença deles na etapa nacional. Essa é uma das ações inclusivas que estamos fazendo desde que assumi a diretoria do departamento”, destacou Elaine. 

Natural da República Democrática de São Tomé e Príncipe, o estudante de Administração, Hosni Ferreira, está em Boa Vista há 2 anos. “Temos muito interesse em participar. Vai ser fantástico! O continente africano é grande, então cada um que vem traz sua experiência particular e esse contato com atletas de outros estados é ainda mais engrandecedor para ambas as partes”, disse Hosni. 

PEC-G 

Por meio de ações de internacionalização, que incluem convênios e adesão a diversos programas de intercâmbio, a UFRR recebe acadêmicos estrangeiros de diversos países. Os atletas africanos vieram para Roraima por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), que oportuniza que esses estrangeiros estudem em uma instituição pública e gratuita sem pagar nenhuma taxa. Os alunos são provenientes de diversos países como Benim, Cabo verde, Togo, Angola, República do Congo, Gana, São Tomé Príncipe, dentre outros. 

Ao chegar em Roraima, eles recebem as mesmas condições de um estudante regular, além de poder participar de programas que disponibilizam bolsas e auxílios que contribuem para a manutenção em Boa Vista e para o melhor aproveitamento dos estudos.

Últimas Postagens