- 25 de novembro de 2024
PMDB discute eleições de 2016
Brasília - O PMDB vai liberar os municípios a fazer coligações partidárias nas eleições de outubro deste ano. A informação foi dada pelo presidente do partido, senador Romero Jucá (PMDB-RR), após reunião com 19 dos 27 presidentes dos diretórios estaduais. “Ficará a cargo dos Estados fazer ou não fazer qualquer tipo de coligação. Não haverá limitação ou proibição - em nível de direção nacional - de coligação com qualquer partido exatamente para facilitar a construção política e o fortalecimento dessas candidaturas”, afirmou o presidente. A decisão foi tomada após a maioria dos dirigentes partidários se manifestar a favor da liberação de coligações, entendendo que faz parte do processo democrático.
O presidente Jucá disse também que a direção irá estimular o maior número de candidaturas tanto nas capitais como nas maiores cidades brasileiras. Atualmente, o partido detém as prefeituras do Rio de Janeiro e Boa Vista (RR).
Outra medida anunciada é a modernização da base de informática digital do partido tanto na questão das comunicações e capilaridade como nas questões relacionadas à prestação de contas.
Durante a reunião, Romero Jucá disse que as próximas eleições serão diferentes das anteriores, pois não haverá doações de empresas. Além disso, a prestação de contas será praticamente on line e as despesas deverão ser diretamente relacionadas às receitas. Jucá reiterou que o partido defina sua programação partidária, dando ênfase as bandeiras sejam regionais ou nacional. “O partido deve ser uma força política viva e permanente. Temos que ter identidade com as pessoas, recebê-las e mudar a vida delas. O partido que não entender isso, não sobreviverá”, afirmou aos participantes da reunião.