- 25 de novembro de 2024
Jucá diz que governo vai retomar
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) participou nesta terça-feira, dia 5, da reunião com o presidente Michel Temer que vai definir quais são as obras inacabadas do País, que já apontam R$ 250 bilhões de restos a pagar. A explicação é o fato de muitas dessas obras terem sido empenhadas no Orçamento e sequer terem começado. A iniciativa partiu do presidente do Senado. Renan Calheiros, que chamou a atenção para a gravidade da situação e criou uma subcomissão para elencar as obras. “É importante que se faça esse mapeamento”, afirmou o senador após a reunião.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da subcomissão, vai solicitar aos governadores um levantamento dessas construções e quais são as prioridades com recursos federais. “O presidente Temer propôs que os ministros determinem a quantidade de obras inacabadas por pasta, incluindo principalmente as obras municipais”, anunciou Renan.
Durante a reunião, o presidente da República pretende mandar concluir as obras que forem passiveis de conclusão num valor de até R$ 500 mil. “A medida vai reativar empregos e renda”, destacou Jucá. Uma nova reunião com o presidente da República para tratar do assunto está marcada para o dia 2 de agosto.
Revitalização do São Francisco
Dentre os assuntos tratados durante reunião, está a revitalização do Rio São Francisco. Na próxima terça-feira, 12, haverá um encontro para tratar da revitalização do Rio São Francisco. “O presidente Temer considerou a revitalização do Rio São Francisco uma obra emergencial, fundamental, importantíssima e inadiável”, finalizou Renan. Estiveram presentes na reunião de hoje o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima e os senadores Otto Alencar, Ataídes Oliveira, Omar Aziz, Eduardo Braga, Rose de Freitas e Gladson Cameli.