00:00:00

Show de Empreendedorismo

Maestro João Carlos Martins conta sua história de superação.


A superação do maestro

Superar desafios é o que o empreendedor faz todos os dias. E para mostrar que é possível vencer as adversidades e alcançar seus objetivos, o Sebrae trouxe para Roraima o Maestro João Carlos Martins.

O maior auditório de Roraima ficou lotado e com um público bem diversificado. Empreendedores, estudantes, músicos e até mesmo fãs, aproveitaram a noite desta quarta-feira (29), para conhecer a história do Maestro João Carlos Martins.

A palestra faz parte do projeto Show de Empreendedorismo desenvolvido pelo Sebrae Roraima e a ideia é contar com a participação de profissionais que se tornaram referência em seus segmentos de atuação, para estimular o empreendedorismo no Estado e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais.

E nada melhor que começar com a palestra A Música Venceu, conduzida pelo maestro brasileiro que é considerado um dos músicos mais talentosos do mundo. “Nós estamos focando em trazer profissionais de renome para compartilhar suas experiências. O Maestro João Carlos Martins é um exemplo de superação e os empreendedores estão todo dia se superando. Essas histórias de vida fazem com que a gente possa continuar sem desânimo”, destacou a Superintendente do Sebrae em Roraima, Luciana Surita.

João Carlos iniciou sua vida musical aos oito anos de idade. O estímulo veio do pai que sonhava em ser pianista, mas devido a um acidente de trabalho que mutilou sua mão, depositou no filho essa esperança. “Logo de início, percebemos que eu tinha talento. Ganhei alguns concursos nacionais e a partir daí, dediquei minha vida à música”, contou o Maestro.

Mas, se estamos falando de superação, logo, sabemos que o caminho não foi fácil. Ao longo de sua carreira, João foi surpreendido por diferentes episódios que os fizeram, em alguns momentos, desistir da música. “Fiz 19 cirurgias, entre intervenções nas mãos, braços e até no cérebro. Em determinados momentos, achei que era o fim da música pra mim, mas encontrei motivação para seguir em frente”, destacou.

Depois de problemas que afetaram os movimentos das mãos, o pianista se tornou Maestro e criou a Fundação Bachiana, projeto social onde atende 6.700 crianças e adolescentes com formação musical. “Minha vida é dedicada a procurar a excelência musical. E, falando de empreendedorismo, cada adversidade que encontramos na vida, nos solicita uma atitude de renovação. É preciso inovar e acreditar sempre na trajetória da esperança. É nisso que eu acredito”, afirmou.

Inspiração 

Conhecer a história do Maestro e comprovar, ao vivo, todo seu talento e amor pela música, inspirou pessoas como a costureira Heloísa Viana das Chagas. Ela foi ao evento, acompanhar a filha que é design e o genro que é empresário do ramo de móveis projetados.

Além de empreendedores, a família tem uma relação especial com a música e, Heloísa, que já conhecia a história do Maestro, adorou a oportunidade proporcionada pelo Sebrae. “O ditado popular diz que quando a gente cai, levanta mais forte. E a vida do Maestro é um exemplo disso. Ele passou por tantas dificuldades e ainda assim, continua tocando, fazendo o que mais ama. Esse evento veio em um momento muito importante porque nós de Roraima, estamos precisando dessa inspiração e dessa injeção de ânimo”, destacou a costureira.

Outro exemplo dado pelo Maestro foi o de humildade. O artista fez questão de convidar músicos roraimenses para dividir o palco. Para o violonista e regente, Beany Cabrera, que também trabalha nos programas sociais musicais mantidos pela Prefeitura, esse foi um momento de emoção.

"João Carlos Martins é uma pessoa que já tocou nos maiores teatros do mundo e que tem uma experiência bem extensa mas que, ao mesmo tempo, é muito humilde. Através da música, eu venci também. Comecei com nove anos de idade e, com a música, busquei esquecer dos problemas, me concentrar estudando o instrumento. Particularmente, a música também me transformou e conversar com o Maestro que faz um projeto social, semelhante ao que realizamos aqui, foi um grande aprendizado”, afirmou o músico.

Para a empresária, que também patrocinou o evento, Isabel Itikawa, o investimento valeu a pena. “Dentro da nossa vida empreendedora, a gente enfrenta muitas dificuldades. E às vezes, a gente só consegue olhar pra dentro da empresa. Não enxerga as oportunidade que estão lá fora. Eu agradeço a Deus por ter me proporcionado colaborar com tão pouco, para a realização desse evento que, tenho certeza, foi de grande valia para a sociedade roraimense”, destacou.

 

Últimas Postagens

  • 25 de novembro de 2024
A sorte de Denarium