00:00:00

Rede Simples

Rede Simples é estímulo para o desenvolvimento econômico de Roraima.


Saída econômica para Roraima
 
O Brasil atravessa um período econômico delicado. E nesse ambiente, favorecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas é garantir que o dinheiro continue circulando e também, que haja oferta de emprego e renda.
 
Um dos passos importantes para favorecer os pequenos negócios está sendo aplicado em Roraima. O Estado agora conta com a REDE SIMPLES, um sistema que vai auxiliar no atendimento aos empreendedores.
 
Apresentada na quinta-feira (23), durante a solenidade em comemoração aos 41 anos da Junta Comercial de Roraima - JUCERR, a REDE SIMPLES completa os serviços que passam a ser ofertados pela Junta Digital e representa uma revolução na maneira de gerenciar as informações sobre as empresas estaduais.
 
O lançamento contou ainda com a participação de representantes da Junta Comercial de Minas Gerais hoje, considerado referência nacional no desenvolvimento de um ambiente favorável aos pequenos negócios.
 
Com o funcionamento da Rede, os procedimentos de abertura, alteração ou baixa de empresas serão feitos de maneira digital, integrando todos os órgãos envolvidos, além de reduzir a utilização de papel e o impacto ao meio ambiente.
 
Mais que isso, o novo sistema também reduz o tempo de espera para a formalização do negócio. Antes, a média local era de 83 dias para abrir uma empresa. Agora, o prazo caiu para cinco dias. “Esse é um avanço significativo na criação de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios em Roraima. E uma realização que só se tornou possível com a colaboração de todos os parceiros envolvidos nesse trabalho que, a partir, de agora, também passam a compartilhar essas informações de maneira digital, garantindo mais celeridade no atendimento a quem deseja empreender”, destacou a Superintendente do Sebrae em Roraima, Luciana Surita.
 
Conforme a gerente adjunta de Políticas Públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Nacional, Inês Schwingel, a REDE SIMPLES é um projeto desafiador mas que gera resultados expressivos no desenvolvimento econômico das cidades. “A proposta da Rede é integrar procedimentos; evitar a duplicidade de exigências; gerar informação compartilhada; reduzir o tempo para registro e legalização de empresas; e, finalmente, aumentar o número de formalizações de empresas e negócios. E aqui, destacamos o empenho da Prefeitura de Boa Vista em buscar soluções para garantir sua efetiva implantação, beneficiando os empreendedores roraimenses”, disse.
 
De acordo com o presidente da JUCERR, Wanderlan Oliveira, a digitalização da Junta e a implantação da REDE SIMPLES configuram investimentos importantes para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais. “A REDE SIMPLES vai facilitar a vida de quem deseja iniciar seu próprio negócio e isso é benefício para a economia do Estado e para os empreendedores que terão mais transparência e segurança nos procedimentos”, explicou.
 
A Rede Simples é coordenada pela Junta Comercial, local onde o empreendedor inicia o processo de registro do seu negócio. A implantação do sistema conta com a participação da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, do Sebrae Nacional e Roraima, Governo de Roraima, órgão de controle, entidades de classe empresarial e órgãos municipais.

 

Últimas Postagens