- 25 de novembro de 2024
Guerra perde novamente mandato
Inaê Brandão
Do G1 RR
O deputado estadual Chico Guerra (PROS) deve deixar o cargo após ter o registro da candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em maio desde ano. Com isso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral em Roraima (TRE), a Assembleia deve dar posse imediata ao ex-deputado Joaquim Ruiz (PTN).
Conforme a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, a posse de Joaquim Ruiz foi agendada para a terça (14).
Segundo a presidente em exercício do TRE, desembargadora Elaine Biachi, com a cassação do registro de candidatura, os votos recebidos por Guerra foram considerados nulos e o cumprimento do acórdão do TSE deve ser feita de forma imediata.
"Cabe, portanto, à Assembleia Legislativa, cumprir a decisão do TSE, mediante posse no cargo de deputado estadual ao candidato eleito de acordo com o resultado das Eleições de 2014, senhor Joaquim de Freitas Ruiz", disse a desembargadora em um despacho.
Ruiz é atualmente o superintendente-geral da Assembleia Legislativa de Roraima.
Registro de candidatura de Guerra
Nas eleições de 2014, Guerra teve o registro de candidatura negado no pleno do TRE em Roraima. Para tentar reverter a decisão, o parlamentar propôs uma Ação Recisória junto ao TSE, que manteve a mesma decisão da primeira instância.
No acórdão publicado no diário oficial do TSE no dia 24 de maio, os ministros não acolheram a ação por entender que não ficou comprovado nenhum "indício de violação a literal dispositivo de lei" na decisão do tribunal regional.
saiba mais
Após um ano, deputados fichas suja de RR se mantêm no cargo por liminar
Chico Guerra vai ser diplomado no TRE de Roraima após liminar do TSE
Guerra foi considerado 'ficha suja', de acordo com a Lei da Ficha Limpa, após ser condenado pelo TRF da 1ª Região por envolvimento com o escândalo dos 'gafanhotos'.
Ele tomou posse como deputado na Assembleia Legislativa de Roraima após receber uma liminar favorável do TSE.
Ruiz assume na terça (14)
Ao G1, a assessoria da Assembleia Legislativa informou que o regimento interno da Casa determinou a instauração de um procedimento administrativo e a posse do deputado Joaquim Ruiz deve ocorrer na terça-feira (14), às 18h, na sala de reuniões da presidência da Casa Legislativa.
A reportagem entrou em contato com a o advogado de Chico Guerra, Vital Leite, e foi informada que a defesa protocolou Embargos de Declação no processo e aguarda decisão.