- 25 de novembro de 2024
Luciano Cabral em BV
Nos últimos cinco anos, Roraima tem sido destaque nacional e internacional nos eventos universitários. A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) está entre as 10 maiores delegações do país nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), das 27, o que começou a atrair a atenção da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). E para conhecer melhor a estrutura da Fuer, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, visitou pela primeira vez o Estado neste início de semana.
Os objetivos são diversos: consolidar parcerias, estudar a viabilidade de Boa Vista receber eventos nacionais, introduzir projetos pedagógicos voltado ao esporte, entre outros. Em sua rápida estadia, Luciano Cabral visitou o Centro Universitário Estácio da Amazônia, Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Faculdade Cathedral.
De acordo com o presidente, a visita foi motivada pelos constantes destaques da Fuer. “A CBDU sempre acompanha a frequência do desenvolvimento de cada Federação Universitária Estadual. E, a partir de 2011, a Fuer passou a ter uma participação muito efetiva no âmbito nacional, começou a conquistar um espaço que antes não tinha, isso chamou nossa atenção. Hoje, a Fuer está entre as 10 principais federações do Brasil, das 27 e isso nos motivou a vir conhecer o Estado, para, entre outras ações, consolidar parcerias que ajudem a fomentar ainda mais o desporto universitário no Estado de Roraima”, destacou Luciano.
Além das instituições de ensino, o presidente foi recebido pela secretária de Comunicação do Estado, Cida Lacerda, para consolidar a parceria já firmada pela Fuer com o Governo do Estado. Luciano também visitou o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Daniel Lima, para discutir um projeto educacional de fomento ao esporte.
Luciano cita que, no ano dos Jogos Olímpicos, todas as pautas estão voltadas para o assunto. E que este é o momento para reforçar a importância do esporte no desenvolvimento educacional “Ressaltamos que 60% dos atletas medalhistas das Olimpíadas foram formados dentro do ambiente educacional, passaram pelo deposto universitário. Durante a visita à Fetec, reforcei o quão importante é incentivar a prática esportiva dentro das escolas e universidades, por isso estou aqui para discutir um projeto de fomento do esporte dentro do ambiente educacional. Queremos mostrar aos estudantes que é possível ser medalhista olímpico, mas antes é necessário estudar, pois é extremamente importante ter as duas carreiras caminhando paralelamente”, enfatizou.
A ideia do projeto é trazer atletas medalhistas nacionais para ir às escolas de ensino fundamental de Boa Vista e também na Escolinha de Esporte da Vila Olímpica para contar sua história de vida às crianças, sempre reforçando a importância do ensino para a vida esportiva e vice-versa. “A partir do momento que houver essa interação, esses atletas vão passar a ser a referência dessas crianças”, finalizou Luciano, comemorando a parceria firmada com a Prefeitura de Boa Vista.
Reconhecimento pela Federação Internacional de Esporte Universitário
A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) é pioneira na realização dos Jogos Universitários Indígenas. Com a primeira edição em 2012, a federação já realizou cinco edições do evento, que atraiu os olhares da CBDU e da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), da qual Luciano Cabral é vice-presidente. De acordo com Luciano, a ideia é expandir os jogos para o âmbito nacional.
“Achamos sensacional esse evento da Fuer, levamos à Fisu e alguns países mostraram bastante interesse. A ideia é acompanhar os Jogos Universitários Indígenas de Roraima em 2017, para entendermos o conceito e idealizar o evento nacional ou, quem sabe, internacional”, destacou Luciano Cabral.
O conceito do evento chamou tanto a atenção da Federação Internacional de Esporte Universitário que a presidente da Fuer, Elaine Morellato, foi convidada para ser diretora do Departamento de Igualdade de Gêneros da Fisu América. Ela fica responsável por promover não só os Jogos Universitários Indígenas, mas também outros eventos que envolvam a temática. Para a presidente, é mais um reconhecimento do trabalho que a Fuer tem realizado no Estado.
“É uma satisfação muito grande poder ocupar uma vaga tão importante em uma federação internacional. Desde 2011 temos nos esforçado para fomentar o desporto universitário em Roraima e isso levou o Estado à conquista de medalhas em competições nacionais e até internacional. É um esforço de todos os componentes da federação, dos atletas, que sempre dão o melhor de si para representar Roraima e dos apoiadores do desporto universitário, como o Governo do Estado, que tem nos ajudado muito nos últimos anos”, declarou Elaine.