- 25 de novembro de 2024
Muito cinema no Sesc
Para esta sexta e sábado, 20 e 21 de maio, o Sesc Amazônia das Artes inicia a categoria cinema com a exibição de 11 curtas produzidos nos dez estados envolvidos no Sesc Amazônia das Artes. O público poderá conferir produções cinematográficas, às 19h, no CineSesc (Sesc Mecejana).
Após a exibição dos curtas, momentos de interação serão promovidos para discussão e abordagens sobre o processo de produção dos filmes. A idéia é fortalecer o caráter dinâmico que propõe o Sesc Amazônia das Artes com debates comandados por diretores contemplados nesta edição do projeto.
Na sexta-feira quem comandará o debate será Francisco Crispim, do estado do Piauí. Já no sábado, vamos contar com a presença de Thiago Briglia, diretor roraimense que representa o estado com seu documentário "Arqueiros".
Francisco Eduardo Alves Crispim - É sócio da empresa Madre Filmes Ltda, tem experiência nas áreas de direção, edição, animação gráfica e pós-produção de vídeos publicitários e documentários, trabalho fotográfico com participação em exposições e mostras. Premiado no Brasil e nos EUA com a direção do curta 8zero8.
Thiago Chaves Briglia - Cineasta, 32 anos, formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Também tem formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Roraima. Estreou no cinema com os documentários "Nas trilhas de Makunaima" (2007) e “Roraimeira - expressão amazônica" (2009), com prêmios do Programa DocTV Brasil. Atualmente leciona nas disciplinas de Cinema e Tv, no curso de Publicidade da Faculdade Estácio Atual da Amazônia e trabalha na finalização do curta de ficção “Fronteira em Combustão” (2016), selecionado pelo prêmio de produção Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura.
Campanha Sesc "Um brinquedo, um sorriso" - Para esta edição, o Sesc está convocando toda comunidade a participar da Campanha Sesc "Um brinquedo, um sorriso", projeto que atende comunidades indígenas com a doação de brinquedos novos no Natal. A campanha está com um ponto de arrecadação durante a programação do Amazônia das Artes.
Sesc + perto do universitário - O Sesc-RR está oferecendo o Certificado Cultural Sesc para acadêmicos que buscam carga horária em atividades complementares e pessoas ligadas à cultura. Todos os interessados em comprovar a participação nos eventos realizados pelo Sesc, podem solicitar o certificado. Basta preencher o formulário com nome, telefone e e-mail, disponibilizado na entrada do evento. O Certificado Cultural Sesc será enviado via e-mail para todos os cadastrados. Assista bons e espetáculos e garanta o seu!
Programação desta sexta, 20 de maio:
Filme: "Arqueiros" - 18 min - Classificação Livr
Documentário - Thiago Briglia (Roraima)
Exibe jovens da etnia indígena Macuxi, fortemente impactados pela cultura urbana, em virtude das proximidades da comunidade com a capital Boa Vista, participam de oficina de produção de arco e flecha e aprendem técnicas de arquearia tradicional indígena.
Filme: "A Rosa" - 28 min - Classificação 12 anos
Ficção - Dominique Allan (Amapá)
Um adolescente, chamado Carlos busca por diversão como todos em sua idade, mas enfrenta dificuldades ao se relacionar com outros, devido sua deficiência auditiva. Carlos sofre bullyng e é descriminado pelos rapazes de sua idade. Marcado por esses enfoques, a dinâmica na trama trás os dilemas que possui algum tipo de deficiência, necessidade ou atenção especial.
Filme: "A Rua - O Corpo Urbano" - 10 min - Classificação Livre
Documentário - picolé de Massa (Amazonas)
O corpo urbano é um projeto de documentário que aborda como objeto de arte uma intervenção urbana pautada no movimento. A música negra em suas diversas vertentes é a razão deste projeto. Reúne festa, dança e celebração do Hip Hop em cenas gravadas nos municípios do Amazonas: Manaus, Presidente Figueiredo e Manacapuru reunindo festa, dança, ocupação de espaço urbano em uma grande atividade de celebração do Hip Hop.
Filme: "Chiaroscuro" - 8 min - Classificação Livre
Animação - Daniel Drummond (Maranhão)
Enquanto dois organismos competem pela única luz na escuridão, sua história revela a natureza volátil do poder. Esta produção é resultado de um trabalho de conclusão de curso, exibido em festivais ao redor do mundo, incluindo Cinequest e Anima Mundi. Recentemente, venceu o primeiro lugar no Oscar Estudantil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles.
Filme: "Ele sempre esteve certo" - 20 min - Classificação 14 anos
Ficção - Luiz Marchetti (Mato Grosso)
A intenção é levantar dois desafios, a criação de uma ficção ‘para e sobre’ adolescente sem banalizar a adolescência, e apresentar um índio sem a figura heróica e com ideais atuais. O romance de férias inicia com uma armadilha de passarinho. Não tornar trivial nenhum desses dois personagens e ainda promover o que admiram na 'genuinidade da adolescência' e na genuinidade que prevalece em muitas aldeias indígenas, é o ponto de desencontro de Ele esteve sempre certo.
Filme: "Encantada do Brega" - 14 min - Classificação Livre
Ficção - Leonardo Augusto (Pará)
O curta metragem leva o público para uma imersão nas cores e sons da periferia de Belém. Por ser tão ritmado quanto as batidas das aparelhagem de som, é um recorte da cena cultural paraense atual e o primeiro musical de tecnomelody da história.
A sétima arte continua na programação do Sesc Amazônia das Artes
Este sábado, 21 de maio será de muito cinema no Sesc Amazônia das Artes. Produções cinematográficas agradarão todos os públicos, às 19h no CineSesc, localizado no Sesc Mecejana. Na entrada do evento, colabore com a doação de um brinquedo para a Campanha Sesc "Um brinquedo, um sorriso" - projeto social desenvolvido pelo Sesc-RR que atende comunidades indígenas com a doação de brinquedos no Natal.
Para realizar o debate após a exibição dos curtas nacionais, Thiago Briglia, cineasta roraimense, oportunizará o público à um olhar panorâmico da arte produzida e existente na Amazônia Legal. O processo de produção, direção, texto, imagem, serão um dos assuntos discutidos. A proposta é fortalecer e estender a grande rede de intercâmbio promovida pelo projeto.
Thiago Chaves Briglia é Cineasta, 32 anos, formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Também tem formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Roraima. Estreou no cinema com os documentários "Nas trilhas de Makunaima" (2007) e “Roraimeira - expressão amazônica" (2009), com prêmios do Programa DocTV Brasil.
Atualmente leciona nas disciplinas de Cinema e TV, no curso de Publicidade da Faculdade Estácio Atual da Amazônia e trabalha na finalização do curta de ficção “Fronteira em Combustão” (2016), selecionado pelo prêmio de produção Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura.
Certificado Cultural Sesc - O Sesc-RR está oferecendo o Certificado Cultural Sesc para acadêmicos que buscam carga horária em atividades complementares e pessoas ligadas à cultura. Todos os interessados em comprovar a participação nos eventos realizados pelo Sesc, podem solicitar o certificado. Basta preencher o formulário com nome, telefone e e-mail, disponibilizado na entrada do evento. O Certificado Cultural Sesc será enviado via e-mail para todos os cadastrados.
Programação deste sábado, 21 de maio:
Filme: "Labirinto de Papel" - 29 min - Classificação 10 anos
Documentário - André e Roberto Giovanetti (Tocantins)
O documentário exibe um grupo de pesquisadores que percorrem o estado do Tocantins atrás de histórias esquecidas da ditadura militar na região do então norte de Goiás.
Filme: "Licor de Pequi" - 15 min - Classificação Livre
Ficção - Marithê Azevedo (Mato Grosso)
A poética do filme é construída a partir de três gerações de mulheres, uma senhora que guarda a memória do lugar, mas está esquecendo as palavras; uma jovem poetisa que está em busca da palavra geradora para escrever seus poemas; uma menina em fase de alfabetização que está descobrindo as palavras. As três faces da Deusa. Uma delas conta histórias, outra escreve poemas, a menina solta pipas. As três mulheres são a cidade. A cidade memória se deteriorando, a cidade jovem, inconformada e ligada ao mundo, a cidade criança que quer voar.
Filme: "Ouça-me" - 38 min - Classificação Livre
Ficção - André Araújo e Roberto Giovannetti (Tocantins)
Roberto é um motorista de ônibus que descobre uma surdez iminente. Antes de nuca mais ouvir, ele busca os sons que fizeram sua vida.
Filme: "Ribeirinhos do Asfalto" - 26 min - Classificação Livre
Ficção - Jorane Castro (Pará)
Deisy mora na ilha do Combu, em frente a Belém, do outro lado do rio. Ela sonha em morar na cidade, em meio às luzes que vê de sua casa na entrada da mata. Com a ajuda da mãe, vai tentar realizar seu desejo.
Filme: "S3TART - Dommer" - 15 min - Classificação Livre
Documentário - Francisco Eduardo Alves Crispim (Piauí)
O curta é um panorama da arte de rua no nordeste e em todo país com a diversidade de seus artistas em seguimentos dentro da arte do grafite, colagem, transfer e outras sub-culturas urbanas. A proposta é expor ao mundo esses personagens de uma arte que fica exposta na rua e que ganha cada vez mais espaço no contexto globalizado. Transferindo do muro para tela, toda a verdade e força que o artista urbano tem, com um olhar humano contado por eles.