00:00:00

Jogos Sulamericanos

Fuer e atleta roraimense vão aos Jogos Universitários Sulamericanos.


Flávia, esperança de medalha

Na madrugada deste sábado, 21, a presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, e a nadadora Flávia Cantanhede embarcam para Mar Del Plata, na Argentina, para os Jogos Universitários Sulamericanos, que ocorre de 22 a 27 de maio. Flávia foi convocada para participar da competição em fevereiro deste ano após a presidente da Fuer ter pleiteado a vaga da atleta junto à Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). 

Para participar da competição, a atleta e a Fuer contaram com o auxílio do Governo do Estado, após renovação da parceria para 2016, que disponibilizou passagens áreas. Para Elaine Morellato, o apoio que a FUER tem recebido do Governo do Estado desde o ano passado é fundamental para o fortalecimento do desporto universitário local. “A governadora Suely Campos acreditou no trabalho feito pela Fuer e desde o ano passado se empenha para nos ajudar com passagens aéreas. Somos muito gratos e tenho certeza que a Flávia vai se esforçar ao máximo para honrar o nome do nosso estado na Argentina”, destacou Elaine. 

São convocados para participar da competição sulamericana os dois primeiros colocados de cada modalidade do Jubs 2015. Na categoria de Flávia, 100 e 200 metros peito, a atleta que ficou na segunda colocação não poderá participar da competição. Portanto, após a presidente da Fuer solicitar junto à CBDU a vaga para  a roraimense que ficou em terceiro lugar, ela foi indicada  para representar o país na Argentina. 

Essa será a primeira competição internacional da atleta, que reforçou os treinos para o sulamericano. “Participo da etapa nacional dos Jogos Universitários há 4 anos e com resultado positivo a cada edição. Estou muito ansiosa pela competição, pois agora, além de representar o meu Estado, vou representar o Brasil também. Espero honrar essa oportunidade”, ressaltou a atleta. 

Essa conquista é um marco para o cenário esportivo universitário roraimense e fruto de muito esforço tanto da Fuer, quanto da Flávia. A cada ano, a federação reforça o apoio dado aos atletas, que possuem acompanhamento constante de médicos e fisioterapeutas, tanto nas disputas locais, como nas nacionais e, agora, internacional. Flávia é um exemplo. Durante os Jubs 2015, a atleta teve dificuldades respiratórias e o atendimento da equipe médica da Fuer foi de extrema importância para o desempenho dela na competição. 

No Jubs 2015, realizado em Uberlândia-MG, Flávia Catanhede teve 100% de aproveitamento na disputa, pois conquistou três medalhas de bronze nas três provas em que participou: 200m peito, 200 medley e 100m peito. 

Os Jogos Universitários Sulamericanos é uma competição que envolve todos os países da América do Sul e possuem várias modalidades esportivas, como: voleibol, basquetebol, basquete 3x3, futsal, futebol, handebol, natação, atletismo, tênis, tênis de mesa e taekwondo. O Brasil levará uma comitiva de aproximadamente 220 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes oficiais.

  

Últimas Postagens

  • 25 de novembro de 2024
A sorte de Denarium