- 25 de novembro de 2024
Teresa festeja prêmio
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) premiou nesta terça-feira, 10, em Brasília, 12 prefeitos que mais reconheceram os pequenos negócios entre os anos de 2015 e 2016. “Eu Amo Boa Vista, Cidade Empreendedora”, apresentado pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, foi reconhecido como o melhor projeto da região Norte.
Esta é a 9º edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. “O objetivo do Sebrae é fazer com que o empreendedorismo seja incluído como uma ação permanente das prefeituras. São iniciativas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico dos municípios que assumem este compromisso”, afirmou a superintendente do Sebrae Roraima, Luciana Surita.
Criado em 2001, o Prêmio Prefeito Empreendedor, em 2001 recebeu aproximadamente sete mil inscrições e reconheceu nacionalmente o trabalho de 67 prefeitos que reconheceram o empreendedorismo como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico.
A edição 2015/2016 superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos. As unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil projetos. Desses, 12 grandes campeões nacionais foram selecionados entre os 148 vencedores estaduais.
Prefeita afirma que projetos impulsionam o desenvolvimento de Boa Vista
Para a prefeita Teresa Surita, ter um projeto reconhecido como o melhor da Região Norte e um dos melhores do Brasil, demostra que Boa Vista é sim uma cidade em desenvolvimento, com qualidade de vida para os moradores e um potencial para o surgimento de novos empreendimentos. “Gerar emprego renda e promover o crescimento econômico é uma prioridade da nossa gestão, que já demostra resultados positivos. Graças a esses projetos estamos vivendo hoje uma fase de transformação”, afirmou.
A prefeitura trabalhou o projeto “Eu Amo Boa Vista, Cidade Empreendedora” em duas vertentes, com foco no desenvolvimento econômico da cidade. A primeira abordou a questão tributária, com a desburocratização de processos na Secretaria Municipal de Finanças. O atendimento aos contribuintes, que antes era precário e lento, foi modernizado e agilizado.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Finanças, em 2012 foram regularizados apenas 112 microempresários. Já em 2015, com a desburocratização dos serviços, este número subiu para 3.500 regularizações. “A nossa cidade hoje, apesar da crise e dos poucos recursos, está atraindo novos negócios. É esse nosso objetivo final, passar para as pessoas a confiança de poder investir em Boa Vista”, afirmou a prefeita.
Outro foco foi a revitalização de praças e espaços públicos. Os trabalhos começaram pela Praça Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves. “No local, a experiência dos comerciantes também era embaixo de lona, onde enfrentavam muitas necessidades. Com o projeto, foi um ano de capacitações que possibilitaram a eles todos os conhecimentos necessários para se tornarem empreendedores. A iniciativa deu certo e hoje temos um exemplo de atendimento”, comemorou a prefeita.
A prefeita Teresa Surita também foi premiada em suas gestões anteriores, entre 2001 e 2005. Ela foi destaque com os projetos Braços Abertos, Estufas e com a CooperCrescer, criada para beneficiar jovens atendidos nas oficinas profissionalizantes do Crescer.
Três municípios foram premiados em Roraima
Na etapa estadual do prêmio, realizada em 14 de abril, cinco municípios de Roraima concorreram em quatro, das oito categorias. Desses, três foram premiados por apresentar projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
A prefeitura de Boa Vista venceu com o projeto “Eu Amo Boa Vista, Cidade Empreendedora” e Amajari, com a piscicultura coletiva nas comunidades indígenas. Já Rorainópolis foi premiado com dois projetos: “Desburocratização x Crescimento: Otimizando os atendimentos aos pequenos negócios em prol do desenvolvimento local” e “Do Papel à Prática: incentivando e fortalecendo a economia local de Rorainópolis”.
“É gratificante ver o nosso estado como destaque na região Norte. Fizemos um trabalho intenso de acompanhamento e tivemos a participação de 35% dos municípios. O resultado disso não é só o reconhecimento, mas os benefícios que esses projetos proporcionam nos municípios”, afirmou Núbia Ribeiro, gestora estadual do prêmio.
O prefeito de Amajarí, Moacir José Bezerra Mota, concorreu na categoria Pequenos Negócios no Campo; a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, na categoria de Melhor Projeto; Josué Jesus Panaque Matos, de Mucajaí, na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Jairo de Amilcar da Silva Araújo, de Normandia, na categoria Pequenos Negócios no Campo e Adilson Soares de Almeida, de Rorainópolis, nas categorias de Implementação e Institucionalização da Lei Geral e Desburocratização e Formalização.