- 25 de novembro de 2024
Escola da UFRR paralisa
Os alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) tiveram as aulas suspensas até a próxima sexta-feira (4), conforme denúncia feita por um pai de aluno nesta terça (1º) ao G1. Segundo a unidade de ensino, a escola não tem condição de atender aos alunos devido a expiração do contrato da empresa terceirizada que prestava serviços à UFRR.
O retorno às aulas está previsto para segunda-feira (7). No entanto, de acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio de Aplicação, Robélia Saraiva, a escola volta às atividades com o quadro de profissionais desfalcado.
"Neste momento não podemos oferecer o básico às crianças. Não temos profissionais. Estamos sem porteiro, copeiro e assistentes de aluno. Essa situação é um reflexo da demissão dos servidores terceirizados. A universidade disse que está correndo atrás de resolver o mais rápido possível", informou a coordenadora pedagógica.
O pai de um dos alunos do Colégio de Aplicação Marcos Andrade, disse que é uma frustração tanto para ele quanto para o filho ter as aulas interrompidas. "Meu filho criou uma expectativa muito grande para estudar e se frustra com a interrupção das aulas. Espero que esse problema seja solucionado o mais breve possível".
Outros setores da UFRR
Pelo mesmo motivo da falta de funcionários terceirizados, a Biblioteca Central da Universidade reduziu o atendimento à comunidade. O funcionamento do local passou a ser das 8h às 18h por tempo indeterminado. Antes, o atendimento seguia até as 22h.
O Núcleo de Rádio e TV Universitário (NRTU) da UFRR também divulgou nota informando que suspendeu a programação diária local por conta do término do contrato com a empresa terceirizada que presta serviços para a instituição.
"Como o Núcleo é integrado por profissionais efetivos e terceirizados, teremos que aguardar o prazo para a conclusão do certame para podermos retomar a programação", relata a nota.
O que a UFRR diz
Em nota, a Universidade Federal de Roraima informou que "em função do impedimento da empresa A. de C. Venturelli de licitar e contratar com a Administração Pública, com base no art. 87, III, da Lei 8666/93 e Art. 7º da Lei nº 10.520/02, tornou-se legalmente impossível a prorrogação do Contrato nº 20/2015 encerrado na última sexta-feira (26)", diz a nota.
Ainda conforme a nota, a UFRR está adotando medidas para manter os serviços em atividade, sem prejuízos no atendimento à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Para isso, "adotará as medidas contratuais cabíveis e legais para evitar o inadimplemento das verbas trabalhistas pela empresa contratada, ainda que importe na retenção do pagamento da fatura".( Do G1 RR)