00:00:00

Conquista

Atleta de RR é convocada para Jogos Universitários Sulamericanos 2016.


RR nos jogos sulamericanos

A semana foi de novidade para o desporto universitário roraimense. A nadadora Flávia Catanhede, 21 anos, foi convocada para participar dos Jogos Universitários Sulamericanos de 2016, que ocorrerá na Argentina de 22 a 27 de maio. A conquista é fruto do resultado satisfatório que a atleta teve nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) 2015, quando Flávia garantiu três medalhas de bronze. 

São convocados para participar da competição sulamericana os dois primeiros colocados de cada modalidade do Jubs 2015. Na categoria de Flávia, 100 e 200 metros peito, a atleta que ficou na segunda colocação não poderá participar da competição. Portanto, automaticamente a roraimense, que ficou em terceiro lugar, foi chamada para representar o país na Argentina. 

Essa será a primeira competição internacional da atleta, que garante reforçar os treinos para o sulamericano. “Participo da etapa nacional dos Jogos Universitários há 4 anos e com resultado positivo a cada edição. Com isso, passei a visar o sulamericano. Durante o Jubs 2015  a expectativa era grande, me esforcei muito. A convocação não foi de imediato, mas agora, ao receber esta notícia, fico muito feliz, pois além de representar o meu Estado, vou representar o Brasil também. A partir de agora os treinos vêm com mais intensidade, metragem e direcionamento para as provas da competição”, ressaltou a atleta. 

No Jubs 2015, realizado em Uberlândia-MG, Flávia Catanhede teve 100% de aproveitamento na disputa, pois conquistou três medalhas de bronze nas três provas em que participou: 200m peito, 200 medley e 100m peito. 

Para a presidente da Federação Universitária de Desporto Universitário (Fuer), Elaine Morellato, essa conquista é um marco para o cenário esportivo universitário roraimense e fruto de muito esforço tanto da federação, quanto dos atletas. “A cada ano nós evoluímos na edição nacional dos Jogos. Isso porque nós damos uma estrutura para os nossos atletas, que têm acompanhamento constante de médicos e fisioterapeutas, tanto nas disputas locais, como nas nacionais. Ficamos muito felizes com a convocação da Flávia e estamos confiantes em um resultado positivo”, destacou a presidente. 

 Os Jogos Universitários Sulamericanos é uma competição que envolve todos os países da América do Sul e possuem várias modalidades esportivas, como: voleibol, basquetebol, basquete 3x3, futsal, futebol, handebol, natação, atletismo, tênis, tênis de mesa e taekwondo. O Brasil levará uma comitiva de aproximadamente 220 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes oficiais. 

CBUFF 

Além da convocação de Flávia, esta semana teve outro fator positivo para o cenário local do desporto universitário. A Fuer recebeu a visita do gerente de eventos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alessandro Batiste (Juca), que vistoriou, junto com a presidente Elaine Morellato, o cenário que sediará a Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino (CBUFF). 

O representante da CBDU e Elaine visitaram todos os hotéis, vistoriaram equipamentos, quadras e a Vila Olímpica Roberto Marinho. Um relatório sobre a visita será enviado para o presidente da CBDU. O evento está previsto para ocorrer na primeira quinzena de junho e contará com a participação de 600 pessoas, entre atletas de todos os estados do Brasil, dirigentes, comissão técnica e organização do evento. 

Para a presidente da Fuer, Elaine Morellato, o evento será um marco para o cenário local do desporto universitário. “Estamos nos empenhando muito para receber este evento. Temos algumas dificuldades de estrutura, meio de locomoção dos atletas de outros estados e altos preços das tarifas aéreas, mas mesmo assim sabemos que é possível receber o CBUFF na nossa cidade e a Fuer está trabalhando muito para isso”, enfatizou Morellato. 

 

Últimas Postagens

  • 25 de novembro de 2024
A sorte de Denarium