00:00:00

Eleitoral

Escola indígena faz eleições do Eleitor do Futuro nesta 6ª.


Índios fazem eleição

Dando continuidade ao cronograma de atividades do Programa Eleitor do Futuro 2016, serão realizadas amanhã (26), das 8h às 12h, na escola estadual indígena Lino Augusto da Silva, as eleições para a escolha de uma das cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação. A escola fica em Campo Alegre, zona rural localizada a cerca de 68 quilômetros da capital Boa Vista.

No total, aproximadamente 150 estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, na faixa etária entre 10 e 15 anos, foram habilitados para votar e escolher o prefeito e vereadores das temáticas envolvidas. A votação ocorrerá em duas urnas eletrônicas. Essa é a primeira vez no Brasil que a Justiça Eleitoral executa o Eleitor do Futuro em área indígena. O projeto teve início nos dias 7 e 8 de janeiro, com a realização de uma oficina de capacitação e a elaboração do calendário de atividades. No último dia 14 de janeiro, aconteceu a escolha dos candidatos, e a agravação da propaganda eleitoral ocorreu no dia 2 de fevereiro.

Conforme explicou o coordenador do Programa Eleitor do Futuro, juiz Antônio Martins, a metodologia utilizada permite que os estudantes realizem as atividades do calendário eleitoral de forma lúdica e contextualizadas em um processo democrático e sócio-participativo. “Os alunos vivenciam todo o processo eleitoral, têm contato com a urna eletrônica e passam a conhecer uma pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro. A proposta é despertar a cidadania de crianças e adolescentes”, disse o coordenador.

Segundo a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RR), Matilde Fernandes, os candidatos/alunos já apresentaram suas propostas e chegou o momento de decisão do processo eleitoral. “É importante destacar que só estão concorrendo os alunos ficha-limpa, ou seja, aqueles que têm bom desempenho escolar”, ressaltou.

Etapas

Nas eleições, são selecionadas cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação. Cada temática conta com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, escolhidos em convenções partidárias. Durante a execução do projeto, são proferidas palestras que abordam temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.

O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros prepararam cada grupo para elaborar as propostas que são divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral.

Últimas Postagens