- 26 de novembro de 2024
RR contra o Aedes aegypti
Do G1 RR
Para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro lançou nesta quinta-feira (11) a 'Operação Aedes aegypti'.
As ações combate serão desenvolvidas durante o mês fevereiro em parceria com a Base Aérea, Prefeitura de Boa Vista e governo do estado.
Segundo o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Algacir Polsin, cerca de 2 mil militares deverão atuar no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, realizado neste sábado (13). Destes, mais de 1,8 mil atuarão na capital.
Além de Boa Vista, os trabalhos também serão desenvolvidos nos municípios de Uiramutã, Bonfim, Pacaraima e Normandia. A ação contará ainda com apoio de 400 homens da Base Aérea e 2 mil voluntários da Prefeitura.
"O exército estará sempre pronto para atuar junto com os órgãos competentes para conscientizar à população, especialmente neste sábado, para combater os focos do mosquito. Mas nós precisamos que a população participe", destacou Polsin.
Militares vão atuar em força tarefa contra mosquito da dengue em RR
Exército começa trabalho de combate ao mosquito da dengue em Boa Vista
Durante a solenidade, a prefeita Teresa Surita (PMDB) assinou o decreto que permite a entrada dos agentes de saúde em imóveis em situação de abandono ou em residências fechadas .
Ela alertou ainda que os proprietários de terrenos baldios serão notificados. Caso a limpeza não seja regularizada, o dono será multado. A pena pode variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a gravidade.
Entre os dias 15 e 19 de fevereiro exército realizará também um mutirão de erradicação dos focos de proliferação do mosquito e segue com campanha de conscientização nas escolas das redes públicas e privadas.
Além da prefeita da capital e o comandante Polsin, estiveram presentes no lançamento das ações, a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza e o comandante da Base Aérea, coronel aviador Régis Peroba.