- 26 de novembro de 2024
Fuligem afeta população
Moradores de Rorainópolis, no Sul de Roraima, têm percebido mudanças visíveis na cidade devido às constantes queimadas ocorridas em diversos locais do município. A última delas foi nessa segunda-feira (25) e levou até à interdição da BR-174, que liga a cidade a Boa Vista.
O fogo causou desconforto aos moradores, porque espalhou fuligem pelas ruas e casas do município, que está em situação de emergência devido à forte estiagem que atinge a região.
"Foi o dia todo limpando casa, tirando a poeira, fumaça e o carvão que entraram em casa por causa dos incêndios. Nada mais fica limpo por muito tempo", relata a dona de casa Maria Dolores da Silva.
Município de Rorainópolis está coberto pela fumaça e moradores reclamam (Foto: Reprodução Rede Amazônica em Roraima)
Além dos danos causados ao meio ambiente, eles temem problemas de saúde causados pela fumaça e fuligem.
"É uma situação de calamidade. Há pessoas tendo dores de cabeça constantes, febre e falta de ar. À noite a situação até piora. Precisamos que providências sejam tomadas com urgência", disse o autônomo João da Silva.
Na Vila Nova Colina, as queimadas são ainda mais intensas. Em alguns locais, animais tiveram de ser retirados dos pastos para não serem queimados.
"Estamos precisando de gente para acalmar o fogo, porque ele está consumindo tudo. Queríamos que as autoridades mandassem mais pessoas para cá, nos desse maiores condições", cobrou o agricultor Gean Pereira.(G1 RR).