- 26 de novembro de 2024
Universitários querem moradia melhor
Inaê Brandão
Do G1 RR
Alunos da educação do campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram uma manifestação pacífica em frente à reitoria da instituição na manhã desta sexta-feira (22). Os alunos, que levaram malas e montaram um varal em frente ao prédio, exigem melhorias na residência universitária em que moram no Campus Murupu e a construção de uma nova no Campus Paricarana.
O G1 entrou em contato com a UFRR e aguarda retorno.
Segundo a acadêmica Rosana Bastos, o alojamento está em péssima qualidade. "Os banheiros não funcionam, só temos dois vasos para quase 60 alunos. O café da manhã é de péssima qualidade, já teve comida estragada, além de um cardápio repetitivo".
As aulas do curso de educação do campo são oferecidas no Campus Paricarana, localizado em Boa Vista. Todos os dias os alunos retornam para a casa às 21h, de acordo com Rosana.
"Não temos descanso porque chegando lá temos que lavar banheiro, roupa e a casa. A universidade tem dinheiro para pagar funcionários para limpar, mas quem limpa somos nós. Também não temos internet nem biblioteca para fazermos os trabalhos".
Além disso, a acadêmica explicou que durante o período da noite os alunos não têm assistência de saúde e nem transporte. "Não temos assistência para saúde, não temos nenhum carro se o aluno passar mal".
"Nós todos moramos na área rural, viemos de vários municípios de Roraima. Viemos para estudar, mas não temos um alojamento decente que é o mínimo que uma pessoa precisa para estar com a cabeça boa para estudar. Isso aqui é dinheiro público, é o nosso dinheiro", reclamou Felipe Sousa, 21.
Conforme Rosana, os alunos da educação possuem uma área no Campus Paricarana para a construção do alojamento universitários. "Nós temos um terreno aqui [Campus Paricarana] e brigamos pela construção do nosso alojamento".